Labmovel circula pelo concelho de Santarém até dia 1 de junho

Em Sociedade

O Labmovel – Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática – CTEM, já está a circular pelo concelho de Santarém.

Incluído no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo – PIICIE LT, este autocarro transformado permite desenvolver atividades e experiências inovadoras, planificadas e dinamizadas pelos professores, e que têm como público alvo crianças e jovens do ensino Pré-escolar ao ensino Secundário,

Na segunda-feira, o Labmovel esteve junto às Piscinas do Sacapeito, de modo a que os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado desenvolvam atividades e experiências inovadoras neste laboratório de aprendizagem, em que os alunos encontram diversas áreas de trabalho, tais como: ciências, robótica, fabricação digital – impressora 3D, drones, mecânica, realidade aumentada, entre outras. Através da experimentação, pretende-se fomentar a inovação e criatividade, aliando as tecnologias às ciências.

No dia 28 maio, esteve na Escola Secundária Sá da Bandeira, e na E.B. 2,3 D. Manuel I, em Pernes e no dia 29 de maio, estacionou junto à E.B. 2,3 de Alcanede.

Dia 30, o Labmovel visitou a EB 2,3 D. João II, em Santarém e esta sexta-feira, dia 31, está estacionado na EB 2,3 Alexandre Herculano, das 09h00 às 17h00.

Dia 1 junho, o Labmovel pode ser visitado pela população, junto ao Convento de S. Francisco, das 14h00 às 20h00 – período em que decorrem, dentro do Convento, inúmeras atividades, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança.

O objetivo desta iniciativa é incentivar as aprendizagens por meio de experiências práticas e promover o desenvolvimento de capacidades para o século XXI, tais como o pensamento crítico, criatividade, colaboração, resolução de problemas, comunicação, responsabilidade, autoconfiança, literacia digital e empreendedorismo.

Neste Laboratório Móvel são desenvolvidas atividades inovadoras, planificadas e dinamizadas pelos professores, em articulação com as Equipas Multidisciplinares de Intervenção Comunitária – EMIC, que têm como público alvo crianças e jovens do pré-escolar ao ensino secundário.

Estes espaços de inovação têm como principal missão a criação de ambientes educativos inovadores, verdadeiros laboratórios de aprendizagem, propícios à utilização de novas metodologias de ensino e aprendizagem.

No âmbito da Educação pela Inovação estão a ser desenvolvidas metodologias de aprendizagem inovadoras, integradas numa educação não formal, designadamente Salas do Futuro nos Agrupamentos de Escolas integrados no PIICIE LT e o Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens CTEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O PIICIE LT, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo – CIMLT e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (Portugal 2020/Alentejo 2020), decorre no triénio 2017-2020 e tem como objetivo a promoção do sucesso escolar através da implementação de ações integradas num modelo de Educação Positiva e Educação pela Inovação, com o objetivo de potenciar a melhoria dos resultados escolares e das práticas pedagógicas, e contribuir para a igualdade de oportunidades e construção de uma escola de qualidade, autónoma, criativa e inovadora.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Sociedade

Ir para Início