Voluntariado Jovem na defesa da floresta em Constância

Em Sociedade

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas tem as inscrições abertas a partir do dia 1 de junho. Em Constância, o programa de voluntariado juvenil incide na área da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas. O Município pretende sensibilizar as populações, prevenir
contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, monitorizar e recuperar territórios afetados. ​
Podem inscrever-se neste projeto jovens residentes em Portugal, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, inclusive, com condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas.
Entre as atividades propostas inclui-se a sensibilização das populações em geral para a preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; a inventariação, sinalização e manutenção de caminhos florestais e acessos a pontos de água; a limpeza e manutenção de parques de lazer; a vigilância móvel, a pé ou em bicicleta, nas áreas definidas pelas entidades locais de
coordenação; a vigilância fixa nos postos de vigia; e atividades de controlo de espécies invasoras.
A seleção dos jovens é realizada diretamente na plataforma
https://programas.juventude.gov.pt/florestas . Os jovens inscrevem-se nos projetos, diretamente na plataforma informática e são selecionados por ordem de data de entrada bem como por requisitos específicos e de perfil ou áreas de formação introduzidas pela entidade promotora.
Os jovens voluntários selecionados têm obrigatoriamente, que “validar” na plataforma informática, o texto da Declaração, sob compromisso de honra, da inexistência de condenação ou sanção aplicadas por crimes contra a floresta e ou ambiente, disponível na plataforma informática.
O Instituto Português da Juventude, I.P. disponibiliza, na plataforma informação geral sobre o Voluntariado e o Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.
As entidades promotoras, no início de cada projeto aprovado ou em data a designar pelas mesmas em sede de plataforma, organizam ações de preparação nas áreas específicas de desenvolvimento do projeto, dirigidas aos voluntários.
O projeto tem a duração desde 1 de junho até 30 de setembro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Sociedade

Ir para Início