Câmara preocupada com situação do Hospital de Vila Franca de Xira

Em Região

Conhecida a decisão do Estado, no sentido de não renovar o atual contrato de gestão do Hospital de Vila Franca de Xira em regime de parceria público-privada, com o Grupo José de Mello Saúde, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira afirma a sua “estranheza” pela decisão, atendendo a que este Hospital “tem sido considerado um dos melhores do país”.
Em comunicado à comunicação social, a Câmara de Vila Franca de Xira refere que tem vindo a acompanhar atentamente o andamento de todo este processo, “designadamente o surgimento recente do relatório da Entidade Reguladora de Saúde alusivo a diversas reclamações de utentes, relativas a internamentos realizados naquele Hospital”. A autarquia sublinha que este “relatório foi divulgado justamente a poucos dias desta tomada de decisão, pese embora as eventuais ocorrências aí relatadas remontem a um período temporal de 2015 a 2018, facto que se regista com estranheza, tendo também em consideração que ao longo destes mesmos anos, o Hospital de Vila Franca de Xira foi considerado por diversas entidades independentes como um dos melhores do País”.

Para a Câmara, “o aspeto mais importante a ter em conta é a qualidade dos serviços de saúde que são prestados aos utentes, independentemente do modelo de gestão adotado ou a adotar e desde que o mesmo se enquadre nos princípios estabelecidos pelo Serviço Nacional de Saúde”. Nesse sentido, a Câmara Municipal manifesta o seu “desejo de que a solução que venha a ser encontrada para a gestão do Hospital de Vila Franca de Xira corresponda sempre a essa exigência e a esses critérios de qualidade, e esteja garantida uma cada vez melhor qualidade do serviço prestado à população de Vila Franca de Xira e dos demais municípios que recorrem a este Hospital”.
“Não sendo uma matéria da competência direta desta Câmara Municipal”, a Autarquia afirma que “continuará a acompanhar este processo com particular atenção”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início