fbpx

Santarém – Presidente Marcelo inaugura a Feira Nacional de Agricultura este sábado

Em Região

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa inaugura este sábado, ao meio-dia, a 56.ª Feira Nacional de Agricultura / 66.ª Feira do Ribatejo.

Domingo a Feira recebe a visita do Primeiro-ministro António Costa, e do ministro da Agricultura. A Feira Nacional de Agricultura tem este ano como tema central a “Vinha e o Vinho”, e prolonga-se até 16 de junho, no Cnema – Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

“O vinho é hoje um produto sofisticado, que envolve tecnologia na sua elaboração e adquiriu hoje um papel central na gastronomia moderna”, refere a nota de apresentação da Feira, sublinhando que “é um produto complexo que requer cada vez mais conhecimento e a escolha desta temática é uma oportunidade para proporcionar ao consumidor várias experiências nesta área como a forma de beber, o copo a utilizar, o prato mais indicado, a temperatura do vinho, entre outras”.

Por outro lado, a organização da Feira considera que “é uma forma de realçar o dinamismo do sector que tem grande importância económica”.

O Gosto do Vinho

Além de seminários dedicados ao tema da feira, decorrem várias iniciativas como Cursos de Iniciação à Prova de Vinhos, Provas Temáticas de Vinhos do Porto, Madeira e Moscatel de Setúbal (Org. Associação Portuguesa de Enologia), Masterclass de Vinhos Casta Negra Mole (Org. CVR Algarve), Masterclass de Fernão Pires (CVR Tejo) e Masterclass de Vinhos Velhos (CVR Trás – os – Montes).

Seminários e Colóquios

Várias representações de associações de agricultores internacionais vindas de Espanha, França, Grécia, Itália, diretores gerais de agricultura da Comissão Europeia, especialistas do setor, dirigentes associativos, entre outros, participam no conjunto de seminários e colóquios técnicos, denominados “Conversas de Agricultura”.

Atividades Equestres em destaque na Feira Nacional de Agricultura

Nos dias 8 e 15 de junho, o Grande Ringue – uma das zonas mais nobres do evento – vai ser palco de um inovador Espetáculo Equestre “O Cavalo na História”, que foi especialmente preparado para esta edição da FNA, e que retrata a evolução do cavalo ao longo os tempos na vida civil, no campo, na guerra e no toureio. Também neste dia, realce para a Entrega de prémios do 26º Concurso Nacional Oficial das Coudelarias Portuguesas e 9º Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana.

Durante nove dias, outras iniciativas equestres vão estar no centro da ação da Feira Nacional de Agricultura e ocupar um lugar de relevo no evento ao serem realizadas no Grande Ringue.

Exposição de Maquinaria Agrícola

A exposição de Maquinaria na Feira Nacional de Agricultura é um dos principais sectores do evento que atrai não só os profissionais da área para conhecer as novidades do mercado, mas também muitos outros visitantes impressionados com a dimensão desta exposição que conta com as principais marcas do mercado.
Esta é uma área em que a tecnologia e a inovação estão sempre presentes, uma evidência clara de um sector pujante, moderno e apetecível.

Exposição Institucional e Equipamentos

A Feira Nacional de Agricultura também é um espaço reservado a várias organizações do sector como associações, cooperativas agrícolas, instituições e equipamentos, como é o caso da nave B.  Neste espaço os visitantes podem conhecer organizações do sector e empresas de referência neste mercado.

Salão Prazer de Provar

O Salão Prazer de Provar reúne no mesmo espaço vários produtos de grande qualidade como azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, entre outros bens alimentares. Paralelamente decorrem ações de “Cozinha ao Vivo” com mostras e degustações de produtos ou harmonizações entre Vinhos/Azeites, entre outras atividades, uma forma do consumidor tomar conhecimento e experimentar produtos já confeccionados nem sempre de fácil acesso.
Nesta área, destaque para a zona dedicada ao programa “Portugal Sou Eu”, iniciativa promovida pelo Ministério da Economia e que visa a dinamização e valorização dos produtos portugueses, e na qual irão constar diversas empresas promovendo os seus artigos nacionais.

Mostra Agro – Pecuária

Estará em exposição uma mostra alargada de diferentes raças autóctones bovinas, nacionais e internacionais, assim como dezenas de equinos, representando as principais coudelarias nacionais, suínos de raça bísara e raça alentejana, caprinos e ovinos. Destaca-se também uma grande exposição de galinhas poedeiras, mostra que contará com mais de 500 exemplares e permitirá aos visitantes observar o comportamento destes animais ao ar livre.

Dia do Município de Santarém

O dia 13 de junho, quinta-feira, é dedicado ao Município de Santarém que vai promover várias atividades ao longo do dia na Feira Nacional de Agricultura.

Dia do Município de Almeirim

Um dia antes, 12 de junho, o dia é dedicado ao Município de Almeirim que este ano  também tem uma participação mais ativa na Feira através de várias iniciativas relacionadas com o concelho de Almeirim.

Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém

Paralelamente à FNA 19, o público também poderá visitar a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém -, uma iniciativa que visa promover uma rede de contactos com o tecido empresarial da região.

Gastronomia

Os visitantes da Feira Nacional de Agricultura poderão saborear os melhores produtos portugueses ao longo de nove dias.
No Salão Prazer de Provar, os produtos vencedores dos Concursos Nacionais permitirão ao público escolher e apreciar algumas iguarias que não se encontram tão facilmente no mercado.
Diversos restaurantes de carnes de raças autóctones e tasquinhas regionais promovidas por associações e coletividades do concelho de Santarém também participam na feira e o evento conta ainda com a participação de expositores que irão colocar à disposição do público queijos, enchidos, doces tradicionais, entre outros.

Atividades Lúdicas

Durante a Feira, vão realizar-se vários concertos. No dia de abertura, 8 de junho (sábado), actua José Cid, no dia 9 de junho (domingo), é a vez do grupo “Capitão Fausto”, enquanto que a 13 de Junho (quinta-feira) as atenções viram-se para “Conan Osíris”. No dia 14 de junho (sexta-feira) realce para o concerto de Mariza e no dia 15 (sábado) o destaque vai para David Antunes e convidados Samantha Fox e Toy.

Garraiada da E.S.A.S

No sábado, 15 de junho, decorre a Tradicional Garraiada da Escola Superior Agrária de Santarém, uma organização dos Antigos Alunos desta instituição que promete muita animação e o envolvimento do público.

Animação Tradicional

Os visitantes também podem usufruir de espaços dedicados a iniciativas da região como largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, atividades equestres, demonstrações de escolas de toureio, treino de forcados, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música tradicional e popular.

Compromisso Ambiental na FNA 19

Copos reutilizáveis

Durante os nove dias de feira, o compromisso com o meio – ambiente e a reciclagem estarão sempre em primeiro plano.  Com o objetivo de reduzir a pegada ecológica e o consumo de plástico, a FNA 19 aposta em copos reutilizáveis por 1 € apenas (sem retorno).

FNA 19 e Resitejo

Continuando a colaboração de anos anteriores, a Feira Nacional de Agricultura e a Resitejo voltam a colaborar para que o evento seja cada vez mais amigo do ambiente. Neste âmbito, estarão instaladas no recinto várias baterias para a reciclagem de Papel, Vidro, Plásticos e Embalagens de Metal.

Autocarro Elétrico na FNA 19

Durante a FNA 19, um dos veículos que prestam o serviço de transporte gratuito para a feira será um autocarro elétrico, o que permitirá uma maior poupança de energia.

Transportes

Na edição deste ano, a Feira Nacional de Agricultura e a CP estabeleceram para este evento uma parceria que permitirá aos visitantes do certame viajar de comboio com bilhetes mais baratos.

Neste âmbito, a CP – Comboios de Portugal proporcionará aos visitantes da Feira 30% de desconto, em viagens de ida e volta, em qualquer classe, entre os dias 7 e 17 de junho de 2019, nos comboios Intercidades, Regionais e Inter-regionais. O desconto é válido para viagens com destino/origem a estação de Santarém, não sendo cumulativo com outros descontos ou promoções em vigor.

Tal como em anos anteriores, a Feira Nacional de Agricultura, em colaboração com a Rodoviária do Tejo, irá colocar ao serviço dos visitantes do evento um serviço de autocarro gratuito para que os visitantes possam deslocar-se com mais facilidade.

A Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo apresenta-se, assim, como um espaço privilegiado de contactos e negócios, além de constituir uma oportunidade para o lançamento e divulgação de novos produtos, para a promoção de novos serviços e ainda para a partilha de conhecimentos.

Para mais informações consulte www.feiranacionalagricultura.pt

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início