Feira Nacional de Agricultura – Prémio ao Melhor Jovem Agricultor

Em Empresas

O prémio de “Melhor Jovem Agricultor 2019”, iniciativa que tem como objetivo valorizar e premiar os novos projectos na área agrícola e cujo vencedor vai representar Portugal no Concurso Europeu em Bruxelas, foi atribuído a Gonçalo Assis Lopes, da Seaberry, no âmbito do Seminário “O Futuro dos Jovens Agricultores.”

A Seaberry é um projeto de produção de morangos, em estufa de hidroponia, localizado em Santo Isidoro, Mafra, contou com um investimento superior a um milhão de euros.

Neste colóquio abordaram-se as perspetivas futuras dos Jovens Agricultores e foram apresentados alguns casos de sucesso. Esta iniciativa contou com a participação de Deputados de várias bancadas parlamentares como Nuno Serra (PSD), Pedro do Carmo (PS) e Patricia Fonseca (PSD).

Dar a conhecer a implementação da Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas dos Setores Agrícola e Florestal (2007-2013), o trabalho desenvolvido pelos grupos temáticos no âmbito da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas 2020 e pensar o futuro de acordo com a PAC foi o intuito do colóquio “As Alterações Climáticas e o Futuro do Sector Agroflorestal”.

No Ciclo de Conferências “Produção Pecuária Sustentável” dedicado ao enquadramento das intervenções no Bem Estar Animal, apresentaram-se casos de boas práticas na Suinicultura, Avicultura, Bovinicultura, Ovinicultura e Caprinicultura.

O Turismo Rural, as Aldeias Vinhateiras e o Enoturismo estiveram em foco no debate “Enoturismo e Turismo Rural”, cuja organização esteve a cargo da Associação da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

O Workshop “Galinhas Portuguesas: da Produção à Comercialização”, organizado pelo INIAV e AMIBA, contou com bastante adesão e teve o intuito de divulgar as Raças Autóctones Portuguesas – Amarela, Branca, Pedrês Portuguesa e Preta Lusitânica -, e simultaneamente abordar os sistemas de produção e as regras para a comercialização dos produtos. Por outro lado, foi uma forma de chamar a atenção para os sistemas de produção familiares e ecologicamente sustentáveis.

A Plurivet promoveu duas ações (Estratégia para aumentar e Longevidade em Vacas Leiteiras e Utilização da Pastagem por Bovinos) com o objetivo de permitir mais apoio e formação a agricultores, produtores e técnicos envolvidos na área.

Já a Federação Minha Terra organizou o colóquio “Vinha e vinho, turismo e património cultural nos territórios dos Grupos de Ação Local” para dar a conhecer a importância da transformação e comercialização de vários projetos relacionados com a paisagem vinhateira e com o enoturismo.

O dia ficou também marcado pela Sessão Final do projeto EmpCriança – Empreender no Ensino Básico, uma iniciativa que visa fomentar o empreendedorismo na comunidade escolar do ensino básico e que é promovido pela Nersant– Associação Empresarial da Região de Santarém.

Dia de Almeirim

Quarta-feira foi o dia da FNA especialmente dedicado a Almeirim, que organizou várias iniciativas de animação para promover a região e convidou algumas empresas a associarem-se ao evento.  No Salão Prazer de Provar, o programa provas na Cozinha destacou a “Sopa da Pedra”, uma organização do Município de Almeirim e Associação de Restaurantes da Sopa da Pedra.

Paralelamente, o Stand do Vinho contou com “Cursos de Iniciação à Prova de Vinhos”, “Provas de Vinhos Moscatel de Setúbal até 40 Anos” e “Contexturas, com Mário Louro e Confeções Homem” que realçaram a qualidade do vinho português.

13 de Junho

Esta quinta-feira, Dia do Município de Santarém, as Conversas de Agricultura voltam a estar na ordem do dia. “Os Instrumentos de Adição de Valor para o Sector Vitivinícola”, “A Importância do Apoio à Manutenção da Atividade Agrícola”, “O Potencial dos Drones na Agricultura” e a “Apresentação do Projecto Polinator” vão estar em debate ao longo do dia.

Na área do Salão Prazer de Provar, o Auditório de Cozinha ao Vivo recebe os “Sabores da Vinha” (Org. Município de Santarém) e “O Primeiro Gin do Ribatejo
(Org. Gin Gotik), além de uma ação dedicada a “Vinhos Velhos e Doces de Ovos, com Mário Louro e Padaria Pastelaria Flor de Aveiro”.

Já o Stand do Vinho recebe mais um “Curso de Iniciação à Prova de Vinhos” e uma “Prova de Vinhos Madeira até 40 Anos”, ações que visam proporcionar ao consumidor mais conhecimentos sobre esta área.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Empresas

Ir para Início