Colete Encarnado – Vila Franca de Xira prepara-se para a Festa Maior

Em Ribatejo Cool

As tradicionais Festas do Colete Encarnado voltam a Vila Franca de Xira nos dias 5, 6 e 7 de julho, num grandioso evento em que toda a cidade é o palco onde se fortalecem tradições e relações, celebrando os aspetos mais genuínos da identidade vilafranquense.

São 87 anos de uma carismática festa que se instituiu como marca do Concelho de Vila Franca de Xira e no mundo da Festa Brava e que todos os anos atrai a Vila Franca de Xira milhares de visitantes nacionais e estrangeiros.

O Programa Completo da iniciativa já está disponível.

Cumprindo a tradição, a figura do Campino é o principal elemento da Festa. A valorização deste trabalhador do campo é transversal a todos os aspetos que integram o programa do Colete Encarnado, que tem o seu ponto mais alto na tarde de Sábado, 6 de julho, na Homenagem ao Campino. Este é o momento em que campinos e população se reúnem no Largo da Câmara Municipal, para uma homenagem cuja emoção expressa bem a vitalidade das tradições da terra, ligadas à Cultura Tauromáquica. Em 2019, o Campino homenageado será José Rodrigues da Silva, também conhecido como José “Mimoso”.

As esperas e as largadas de toiros pelas ruas, a Corrida de Toiros e outros espetáculos taurinos na Centenária Praça de Toiros “Palha Blanco”, são componentes essenciais desta Festa, que se orgulha de ser uma das maiores e mais emblemáticas do Ribatejo.

Nos oito palcos dispersos pela cidade, a animação musical será uma constante. Para além dos locais habituais, será este ano instalado, pela primeira vez, um palco na Praceta da Justiça, trazendo ainda mais diversidade à programação. Na Avenida Pedro Victor mantém-se o palco principal, onde irão decorrer os grandes concertos: na noite de 6.ª Feira, os Resistência, seguidos da Festa M80. Na noite de Sábado, sobem ao palco os El Amir-Flamenco, R.A.Y.A. e Los Cavakitos. E no Domingo, o encerramento estará a cargo da Orquestra Ligeira do Exército. Não faltará também a distribuição gratuita de sardinha assada e de caldo verde na madrugada de sábado.

O Colete Encarnado também é, para muitos, ponto de encontro e momento anual de convívio familiar e entre amigos. Essa celebração preenche as ruas de Vila Franca de Xira e porisso o espírito da Festa vive-se intensamente por toda a cidade, nas Tertúlias, nos pátios,junto aos palcos, ou de um modo geral, em cada porta aberta, marcando desta forma a bemcaracterística hospitalidade vilafranquense.

As Festas do Colete Encarnado são o maior evento cultural e turístico promovido pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, primando pela qualidade, pela diversidade cultural e artística, e acima de tudo, pela alegria de celebrar os valores e as raízes históricas mais profundas de Vila Franca de Xira.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira convida todos a juntarem-se à Festa Maior deste Município, lembrando que neste fim-de-semana existem fortes condicionamentos à circulação rodoviária dentro da cidade.

Consulte os condicionamentos de trânsito e lembre-se que as melhores opções de estacionamento são:

  • Entrada norte – Parque dos Bombeiros Voluntários;
  • Centro da cidade – Parque da Mina e Parque junto ao Pavilhão do UDV, este último com acesso à cidade pela passagem superior na Estação dos Comboios;
  • Entrada sul – Parque junto ao Nó2 da A1

O Município recomenda, porém, o recurso ao transporte público, sobretudo o comboio, que certamente será mais cómodo e dá todas as garantias de segurança, para que a Festa possa ser vivida plenamente, mas sempre em segurança, de cada um e também dos outros.

Recomenda também o estrito cumprimento das regras de segurança e de todas as orientações e recomendações prestadas pela Polícia de Segurança Pública.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início