OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros festeja 40 anos

Em Sociedade

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) comemora em 2019 os 40 anos da sua constituição, com uma programação a realizar ao longo do ano e distribuída pelos concelhos abrangidos pelo parque.

No concelho de Alcobaça o programa terá lugar nas instalações da empresa Solancis, com uma palestra subordinada ao tema “Inovação tecnológica e economia circular na utilização dos recursos geológicos”.
A sessão irá contar com a participação de palestrantes do Instituto Politécnico de Leiria e da ASSIMAGRA – Associação Portuguesa de Indústrias de Mármores, Granitos e Ramos Afins e versará sobre temáticas como as fábricas do futuro ou a sustentabilidade da indústria extrativa. Haverá ainda lugar a uma visita às instalações da empresa anfitriã, seguida de um Piquenique na Serra com degustação de produtos regionais de Alcobaça.
Foi a 4 de maio de 1979 que o Parque se tornou numa área protegida para manter o património natural e arquitetónico das serras onde se localiza. Com cerca de 38.900 hectares, o parque abrange o essencial do Maciço Calcário Estremenho, contemplando os municípios de Alcobaça e Porto de Mós no Distrito de Leiria, e Alcanena, Rio Maior, Santarém, Torres Novas e Ourém, no Distrito de Santarém.

O Parque integra a Rede Natura 2000 e é conhecido pela sua biodiversidade e pelos recursos hídricos que fazem desta região o maior reservatório subterrâneo de água doce do país.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*