Azambuja e Entroncamento aderem a campanha de sensibilização para a escoliose

Em Sociedade

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) vai promover uma campanha de sensibilização para a escoliose, com a colaboração de 16 Câmaras Municipais, que se uniram à iniciativa e que vão apoiar a divulgação de um vídeo informativo. Estima-se que a escoliose afete cerca de 2 a 3 por cento dos adolescentes.

“Com este vídeo informativo pretendemos, não só, explicar o que é a escoliose, mas também alertar para a importância da deteção da doença que é possível estando atento a sinais como: ombros e ancas a alturas diferentes, a inclinação do corpo para um dos lados, e uma tumefação nas costas quando as crianças se dobram”, explica Miguel Casimiro, neurocirurgião e presidente da SPPCV.

A escoliose é uma deformidade em rotação da coluna vertebral com um ângulo superior a 10 graus. Após o diagnóstico, o tratamento deve ser individualizado e deve ter em conta o risco de progressão da deformidade. O exercício e a fisioterapia não reduzem a magnitude da curva ou o risco de progressão, mas essas opções podem ser usadas como terapia coadjuvante para melhorar a postura e fortalecer os músculos.

O vídeo informativo pode ser visualizado aqui: https://youtu.be/AX7GwyTAAkU

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Sociedade

Ir para Início