Hospital food

Gastronomia hospitalar – Escola de Hotelaria de Fátima finalista nos Education Hospitality Awards

Em Empresas/Sociedade

A Escola de Hotelaria de Fátima encontra-se entre os finalistas nomeados para a categoria Inovação e Desenvolvimento, dos prémios Education Hospitality Awards, promovidos pelo Fórum Turismo com o projecto Gastronomia Hospitalar, desenvolvido em parceria com a Trivalor e o Hospital de Cascais.

O júri reuniu membros do Fórum Turismo, Turismo de Portugal, ANESPO, RIPTUR, IEFP e OMT- Organização Mundial do Turismo.

“Dentro das candidaturas recebidas, a maior representatividade foi para as categorias de projeto e para os stakeholders, que se fizeram ouvir com 48 e 21 candidaturas recebidas respetivamente. Os projetos recebidos, variaram desde projetos gatronómicos, a projetos de aplicação no interior do país, e projetos na área da sustentabilidade”.

A Escola de Hotelaria está entre os nomeados com o projecto Gastronomia Hospitalar, um novo conceito aliado à chamada “comida de hospital”, conhecida pelo uso mínimo de temperos e pouco embelezada do ponto de vista do empratamento, onde é possível fazer mais e melhor, sobretudo numa altura que o nosso país tem sido solicitado de forma crescente por este tipo de turismo de saúde.

É sabido que a alimentação hospitalar é alvo de críticas e rejeição por parte dos pacientes e da população em geral mas as refeições podem ter o toque de um Chefe de Cozinha contribuindo, desta forma, para uma maior satisfação do cliente. Este conceito trabalha o valor de uma alimentação adequada, do ponto de vista nutricional, ao mesmo tempo que se constitui como instrumento fundamental no processo terapêutico, potenciando assim a evolução daquilo que geralmente se encontra num tabuleiro de hospital.

Nas palavras da Directora Executiva da Insignare: “No final de um processo como este, temos a esperança que um dia, num qualquer hospital, os doentes possam olhar para um tabuleiro de refeição e ter o agradável prazer de uma refeição de alta gastronomia, ficando conhecidos e procurados por esse bem receber. Todos nós nos revemos nessa imagem e é também essa a finalidade de uma Escola para o futuro.”

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*