Roteiro cultural para o fim de semana em Santarém

Em Ribatejo Cool

Este sábado, às 21h30, a Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário) acolhe o Espetáculo de Dança “O Baile” com concepção, direção e coreografia de Aldara Bizarro. Esta iniciativa está integrada no In. Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura.

O Baile é um espetáculo de dança que envolve a comunidade. Uma experiência que pretende encenar um baile inspirado nos antigos bailes de Aldeia e de Bairro, habitualmente organizados por coletividades, que tinham música ao vivo e que, na sua maior parte, eram o acontecimento mais importante para o grupo que participava e que o organizava.

Artur Fernandes cria a música do projeto e utiliza o seu instrumento de eleição, o acordeão, compõe a música para o grupo, não só para ser tocada pelo seu trio, ao vivo, mas também por uma banda local de 10 músicos que faça também parte do projeto.

Ficha Técnica: CONCEPÇÃO, DIREÇÃO E COREOGRAFIA Aldara Bizarro | INTERPRETAÇÃO/ CO-CRIAÇÃO Costanza Givone, Isabel Costa, Bruno Rodrigues, Manuel Henriques e Susana Gaspar | CRIAÇÃO MUSICAL Artur Fernandes | INTERPRETAÇÃO MUSICAL Artur Fernandes, (concertina), Marco Figueiredo (piano) e Miguel Calhaz (contrabaixo) | DESENHO DE LUZ Francisco Tavares Teles | OPERADOR DE LUZ João Teixeira | OPERADOR DE SOM Miguel Dias | VÍDEO Catarina Santos.

O Baile é uma iniciativa integrada no programa do Serralves em Festa, realizada em parceria com o Manobras no Porto – Centro Histórico 2011/2012. É uma produção de Jangada com financiamento da DGArtes- apoios bienais 2012.

(Dança) (Duração) 60’

Às 21h30 tem início o XXXV Festival de Folclore do Bairro, nas Fontainhas, junto ao Centro Cultural e Recreativo, organizado pelo Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Grainho e Fontaínhas, que conta com a presença dos seguintes grupos: Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Santana do Mato (Coruche); Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe (Monção – Alto Minho); Rancho Folclórico Sampaense (Oliveira do Hospital- Beira Serra); Rancho Folclórico de Fortios (Portalegre) e Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho e Fontainhas (Santarém). Entradas Gratuitas

Às 23h00, passa o Filme “Cinema da Meia Noite” – O Baile, de Ettore Scolao, no Pátio das Palmeiras do Seminário. Esta iniciativa está integrada no In. Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura.

A dança do tempo no tempo da dança. Por um salão de baile, enquanto os pares dançam, desfilam 50 anos da história da França: desde a década de 30 do século passado, da euforia da Frente Popular, até aos anos 80, passando pela Ocupação, Resistência e Maio de 68. Acompanhando a evolução musical, chega-se ao rock e ao disco.
Filme com Christophe Allwright, Aziz Arbia, Marc Berman, Régis Bouquet, do género musical, produção conjunta de ITA/FRA, 1982

domingo:

Este domingo, dia 30 de junho, tem lugar a 3ª Maratona BTT – Trilho dos Mazorros, com partida do recinto das Festas da Póvoa da Isenta, organizada pela Sartim – Associação Desportiva. O evento é constituído por dois percursos alternativos de 35 e 60 km´s. Com novos trilhos e com umas paisagens de encher o olho, estão reunidas as condições para um excelente dia de BTT. Mais informações em: https://www.races2go.com/?task=item&action=display&id=2042

A decorrer:

Até dia 29 de junho, visite a Exposição Bibliográfica “Vamos ler… Margarida Rebelo Pinto”, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00 e aos sábados, das 09h30 às 12h30.

Margarida Rebelo Pinto nasceu em junho de 1965, tendo demonstrado desde criança o querer ser escritora. Iniciou a sua atividade de jornalista em várias publicações como “Diário de Noticias”, “O Independente”, “Marie Claire” e “Se7e”.

O seu primeiro livro, o romance “Sei Lá” (1998) atingiu grande sucesso de vendas em Portugal, o que lhe permitiu, no ano 1999, ter vencido o Prémio literário FNAC.

Margarida Rebelo Pinto paralelamente à escrita dedica-se também ao guionismo e mantém até à presente data uma produção literária regular.

Até dia 21 de setembro visite a Exposição Cartografia Sentimental, no Palácio Landal.

Exposição Cartografia Sentimental é um projeto expositivo híbrido, que explorará a relação das pessoas com a cidade, nomeadamente, com a zona histórica, criando tangentes a questões como a Topofilia, das cidades que se modificam todos os dias e de como transformamos espaços em lugares.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início