Nova fatura nas telecomunicações – o que mudou

Em Empresas

Entrou em vigor uma nova medida, aplicada pela Anacom, relativamente ao envio de faturas do serviço de telecomunicações mais detalhadas, oferecendo maior transparência para com o consumidor. A medida já entrou em vigor. Mas atenção, a nova fatura deve ser solicitada pelo próprio consumidor.

Como vai ser a nova fatura enviada pelas empresas de telecomunicações?

Afim de travar o número de reclamações neste sector, a reguladora dos serviços de telecomunicações implementou uma nova regra às operadoras do mercado: o envio uma nova fatura, mais detalhada e com maior transparência.

As operadoras de telecomunicações passarão a ter de mencionar na fatura algumas informações mais relevantes que até à data não estavam disponíveis. Falamos, por exemplo, do periodo de fidelização. A maioria dos consumidores não tem conhecimento do tempo que ainda lhe resta para terminar o contrato, nem dos custos associados ao cancelamento do contrato antes desse prazo terminar. Estes dados passam a ser de carácter obrigatório.

Outros elementos obrigatórios presentes na fatura, passa pelos custos associados ao equipamento que gera o serviço, e ainda elementos de aluguer ou outros.

Uma grandes novidades desta alteração, exige que venha descriminado na fatura, a possibilidade de o cliente reclamar os valores cobrados, e ainda as formas que têm de o fazer. Além disso, a nova fatura deverá tranquilizar o cliente com a informação de que não haverá suspensão do serviço enquanto houver uma reclamação a ser analisada.

Acertos de facturação, débitos, créditos e ainda o código de validação da portabilidade, são dados que também irão compor a nova fatura de detalhes minímos.

A nova lei já está em vigor, mas aqueles que pretendam começar a receber a nova fatura, deverão solicitar a mesma à empresa prestadora do serviço. O envio das novas faturas poderá não ser automático. No entanto, é gratuita independentemente de ser enviada por correio ou email.

Esta regra surge numa altura em que o setor das telecomunicações tem sido alvo de milhares de reclamações pela falta de informação e transparência por parte dos operadores. A maioria dos consumidores queixa-se dos elevados gastos presentes na fatura, já que apresenta, em muitos casos, um valor muitas vezes superior ao da fatura da eletricidade e do gás natural, por exemplo, limitando assim o orçamento familiar.

Fonte: www.selectra.pt/energia

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