Jorge Palma, Anaquim e Paulo Carvalho nas festas de Ponte de Sor

Em Ribatejo Cool

Os músicos Jorge Palma e Paulo de Carvalho e o grupo Anaquim são os cabeças de cartaz das festas que assinalam, a partir de quinta-feira, os 34 anos da elevação de Ponte de Sor (Portalegre) a cidade.

Promovidas pelo município, as festas da cidade de Ponte de Sor, com palco na zona ribeirinha, durante cinco dias, oferecem ainda uma mostra de artesanato e gastronomia representativa das freguesias deste concelho do Alto Alentejo.

“Queremos celebrar a cidade e procuramos potenciar e promover os produtos endógenos da região, dando primazia aos nossos artesão para mostrarem o que de melhor se faz por cá”, disse hoje a vereadora da Cultura do município, Alda Falca, em declarações à agência Lusa.

O certame, a decorrer até segunda-feira, conta com 64 expositores, sete tasquinhas e outros tantos quiosques ligados a associações locais.

A abertura está marcada para quinta-feira à tarde, a que se segue um espetáculo, a partir das 21:30, subordinado ao tema “Move. Sor”, com a participação de vários grupos da região em diferentes atividades, com principal destaque para a dança.

Para sexta-feira está previsto um concerto com a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor, a partir das 21:30, seguindo-se o espetáculo com Paulo de Carvalho.

Uma caminhada, um concerto com a Orquestra Ligeira da Câmara de Ponte de Sor e o espetáculo com Jorge Palma, a partir das 22:45, são os atrativos para o dia de sábado, culminando a noite com a atuação do dj Pantaleão.

Paralelamente, vai ainda decorrer no sábado, em vários locais da cidade, o festival “Bolota”, dedicado às artes de rua.

Para domingo está anunciado, a partir das 17:00, o 23.º Encontro de Coros, que vai decorrer no Cineteatro de Ponte de Sor, um espetáculo com a Banda da Sociedade Filarmónica Galveense e o concerto com o grupo Anaquim, a partir das 22:45.

O dia de segunda-feira é dedicado às crianças com várias atividades em torno da personagem ‘Kitos’, que resulta de um projeto na área da educação da responsabilidade do município, no âmbito de uma candidatura ao programa Erasmus.

O ‘Kitos’ tem a ver com o ensino bilingue e com a promoção da música no pré-escolar e no primeiro ciclo do ensino básico.

Segundo Alda Falca, o projeto ganhou “um carinho muito especial” por parte da comunidade escolar, pretendendo o município “fazer crescer ainda mais” o ‘Kitos’ no decorrer das festas da cidade.

“É um dia em que, além das muitas atividades, todas elas a ver com o conhecimento do território e a componente ambiental, decidimos dar também um espaço às crianças para mostrarem aquilo que também já fazem na área musical, pois vão cantar e vão tocar”, acrescentou a vereadora.

Entre sexta-feira e domingo, vai também decorrer a sétima edição da Feira Agroflorestal, promovida pela Associação dos Produtores Agroflorestais da Região da Ponte de Sor (AFLOSOR).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*