Marcelo Rebelo de Sousa vem à Festa dos Tabuleiros no domingo

Em Ribatejo Cool

 A Festa dos Tabuleiros, que se realiza de quatro em quatro anos em Tomar, tem o “ponto alto” este domingo, dia 7 de julho, com a saída de 748 tabuleiros (mais 58 que em 2015) – transportados à cabeça por jovens vestidas de branco. Confirmada está a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A Festa dos Tabuleiros, uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas de Portugal, realiza-se por decisão da população, que se reúne um ano antes, iniciando os trabalhos de confeção das flores para os tabuleiros e para a ornamentação das ruas.

No fim de semana passado, a abertura da festa contou com o Cortejo dos Rapazes, tradição retomada na festa de 1991 em que as crianças reproduzem o grande cortejo dos Tabuleiros.

A inauguração das ruas ornamentadas aconteceu esta quinta-feira, 4 de julho, e ontem os tabuleiros foram expostos na Mata dos Sete Montes (de acesso ao Convento de Cristo).

O grande cortejo vai acontecer amanhã, dia 7, encerrando a festa na segunda-feira, dia 8, com a distribuição do Bodo ou Pêza.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início