Bloco de Esquerda elege Fabíola Cardoso como cabeça de lista por Santarém

Em Região

O Bloco de Esquerda tem pronta a sua lista de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas, marcada para dia 6 de outubro. Em Lisboa e Porto não há novidades sobre quem encabeça a lista, mas há novidades em Santarém. 

Entre os 51 candidatos a deputados distribuídos pelo país, Europa e Mundo, o Bloco avança com novos nomes em Lisboa, Porto, Braga, Santarém e Leiria. Mariana Mortágua e Catarina Martins são as escolhidas para avançar como cabeças de lista em Lisboa e no Porto.  A maior novidade surge no Ribatejo, com Fabíola Cardoso a substituir Carlos Matias por Santarém.

Fabíola Cardoso, de 46 anos, professora de ciências em Santarém, foi co-fundadora da única associação portuguesa vocacionada para a defesa dos direitos das Lésbicas, o Clube Safo, em 1996. Foi deputada municipal em Santarém, mas é a primeira vez que integra uma lista à Assembleia da República.

Deputado Carlos Matias critica votação da nacional

De malas aviadas, o atual deputado do Bloco de Esquerda e membro da Comissão Política de Santarém Carlos Matias reagiu, este sábado à Lusa, afirmando que a “imposição” da direção nacional em apresentar um nome à revelia da decisão da distrital “enfraquece e divide” o partido.

As declarações de Carlos Matias decorrem do facto da Mesa Nacional do BE ter aprovado o nome de Fabíola Cardoso como cabeça de lista por Santarém. Recorde-se que no dia 29 de junho, o plenário distrital de Santarém, aprovou o nome de Carlos Matias, do Entroncamento, para voltar a ser o cabeça de lista, obtendo 81 votos. Fabíola Cardoso, de Santarém, nome apoiado na cidade e indicado pela direção nacional, recolheu 37 votos.

Tendo em conta aquelas indicações, a direção nacional apresentou este sábado, além do nome de Carlos Matias, o nome da candidata na Mesa Nacional, tendo ganho Fabíola Cardoso com 49 votos, contra 14 (e três abstenções). Fabíola Cardoso foi, assim, designada como cabeça de lista do BE pelo distrito nas legislativas de 6 de outubro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início