fbpx

IP avança com as obras na encosta das Portas do Sol

Em Sociedade

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação afirma em comunicado que irá efetuar as obras de consolidação da encosta das Portas do Sol, no valor de 1,7 milhões de euros.

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação refere em comunicado, esta quarta-feira, que “a Encosta das Portas do Sol é monitorizada pela IP desde 1983, com o apoio técnico do LNEC, garantindo o controlo da sua estabilidade por forma a evitar quaisquer riscos que coloquem em causa a segurança da circulação no troço da linha do Norte na base da encosta”.

Sublinha que “o relatório do LNEC de 2017 indica a necessidade de acompanhamento e manutenção das paliçadas (drenagens e ancoragens), não existindo nenhum tipo de instabilidade global da Encosta, que coloque em risco a circulação da Linha do Norte“.

Segundo o Ministério, “face às recomendações do LNEC, a IP decidiu, com o apoio da tutela, intervir e executar as obras de consolidação. Para o efeito, está a ultimar o processo de concurso para fazer a manutenção das drenagens e das ancoragens das paliçadas, sendo um projeto com um valor de 1,7 milhões de euros“.

Refere ainda o MIH que “a IP irá depois exercer, junto dos responsáveis pela consolidação do terreno, o direito de regresso pelo valor despendido com a obra”.

O Ministério sublinha que “não estamos apenas a falar da encosta que confina com a Linha do Norte (encosta Portas do Sol) mas também da Encosta Santa Margarida que confina com a N114”.

O problema da instabilidade das encostas de Santarém voltou à agenda nacional esta semana primeiro com a notícia do Público que dava conta de um diferendo que estava a atrasar as obras na encosta das Portas do Sol, colocando em risco a estabilidade desta colina sobre a Linha do Norte em Santarém.

A notícia teve repercussões noutros órgãos de comunicação social nacional, que questionaram o ministro das Infraestruturas e Habitação Pedro Nuno Santos, levando-o a garantir à SIC que se for necessário o IP irá resolver o problema.

Por sua vez, o deputado do PSD eleito por Santarém Duarte Marques questionou o Governo, no dia 2 de julho, o Governo sobre os problemas da segurança das encostas de Santarém. Veja aqui a intervenção do deputado Duarte Marques na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas.

Em resposta às perguntas do deputado do PSD por Santarém, Duarte Marques sobre a segurança da circulação na Linha do Norte junto à encosta das Portas do Sol, o ministro das Infaestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos deu conta do diferendo que existe quanto às responsabilidades pela obra de consolidação da Encosta das portas do Sol. Veja aqui a resposta do ministro Pedro Nuno Santos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Sociedade

Ir para Início