Jovens de Azambuja participaram num “Bootcamp” de combate ao insucesso escolar

Em Região

Jovens de Azambuja participaram em mais uma edição de “Bootcamp” de combate ao insucesso escolar, no passado dia 12 de julho. Estes jovens voltaram a reencontrar-se, desta vez em Valada, freguesia do Concelho de Cartaxo, para concluir o trabalho iniciado na passada edição que decorreu em abril, dando continuação aos trabalhos de competências socioemocionais, através de atividades de psicomotricidad, de team building, de dinâmicas de grupo, como trabalho em equipa, cooperação, comunicação, liderança, resolução de conflitos e colaboração. Foram desenvolvidas várias atividades, orientadas e dinamizadas por técnicos da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e acompanhadas por técnicos das Equipas Multidisciplinares de Intervenção Comunitária (EMIC) de cada concelho.

O Município de Azambuja, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIICIE-LT), captou uma dezena de jovens do 3.º Ciclo e do ensino secundário, com idades compreendidas entre os 13 e 18 anos, para participarem em atividades diferentes do habitual. É um projeto que visa a promoção do sucesso escolar, através da implementação de ações integradas num modelo de Educação Positiva e Educação pela Inovação, com o objetivo de potenciar a melhoria dos resultados escolares e das práticas pedagógicas, e contribuir para a igualdade de oportunidades e construção de uma escola de qualidade, autónoma, criativa e inovadora.

Com estas atividades, pretende-se desenvolver as competências pessoais e socioemocionais, tais como a assertividade, a superação, a resiliência, o pensamento crítico, a capacidade de liderança, a responsabilidade, a criatividade e o espírito de cidadania ativa. Pode-se dizer que em ambas as atividades, o balanço é bastante positivo.

Azambuja é um dos dez municípios parceiros do PIICIE-Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que tem como promotor a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e é financiado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do programa Alentejo 2020 / Portugal 2020.

Recorde-se que a 1.ª Edição do Bootcamp de Criatividade e Inovação da Lezíria do Tejo decorreu em abril, tendo um grupo de jovens de Azambuja participado nas atividades no Campo Militar de Santa Margarida (Concelho de Constância). Foram desenvolvidas várias atividades orientadas e dinamizadas pelos instrutores do Exército daquela unidade, com o suporte e acompanhamento dos Educadores Sociais e Animadores Socioculturais das Equipas Multidisciplinares de Intervenção na Comunidade.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início