Sensibilização e Educação Ambiental nas praias fluviais de Cardigos e Olhos d’Água

Em Ribatejo Cool

Nos dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de julho, a EPAL/AdVT promove uma campanha de consciencialização ambiental em 6 praias fluviais portuguesas, duas das quais no distrito de Santarém.

Esta ação, dirigida ao público infantojuvenil, tem como objetivo sensibilizar os veraneantes e comunidades locais para a gestão do Ciclo Urbano da Água e proteção dos recursos hídricos.

Mais de 1/3 das praias fluviais galardoadas em Portugal Continental com Bandeira Azul, são da área de atuação destas empresas, que conta com 14 distinções num total de 36 praias contempladas.

Entre os dias 19 e 28 de julho, a EPAL/AdVT – Águas do Vale do Tejo (a EPAL é gestora da concessão do Sistema Municipal de Abastecimento e de Saneamento desta empresa), fará uma campanha de sensibilização ambiental em 6 praias fluviais da sua área de atuação, nos distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Évora: Praia Fluvial de Rapoula do Côa (Sabugal) – 19 de julho/sexta-feira; Praia Fluvial de Cardigos (Mação) – 20 de julho/sábado; Praia Fluvial de Aldeia Ruiva (Proença-a-Nova) – 21 de julho/domingo; Praia Fluvial do Alamal (Gavião) – 26 de julho/sexta-feira; Praia Fluvial de Reguengos de Monsaraz (Reguengos de Monsaraz) – 27 de julho/sábado e Praia Fluvial dos Olhos d’Água (Alcanena) – 28 de julho (domingo). Esta campanha conta com duas sessões, uma às 10h30m e outra às 15h30m, em cada uma das praias.

Estas ações, dirigidas ao público infantojuvenil e também participadas pelas suas famílias, pela experiência de anos anteriores, têm como objetivo sensibilizar os veraneantes e as comunidades locais para a atividade da empresa, o seu papel na gestão do Ciclo Urbano da Água e a importância da proteção dos recursos hídricos.

Recolha, transporte e tratamento das águas residuais urbanas e o impacto que este serviço tem na melhoria da qualidade da água e dos meios recetores, assim como, o contributo para a melhoria da água das praias fluviais e os benefícios para a sustentabilidade ambiental, são algumas das atividades que a EPAL pretende dar a conhecer ao público mais jovem e suas famílias.

A estratégia deste ano passou também por incluir praias fluviais que ainda não têm o galardão da Bandeira Azul, por forma a incentivar todos os utentes das praias a terem comportamentos cada vez mais sustentáveis, dando, assim, os seus contributos para que a sua praia, num futuro próximo, possa ser contemplada com essa distinção para bem do ambiente e da qualidade de vida de todos.

A EPAL e a Águas do Vale do Tejo congratulam-se por terem contribuído – com a sua boa gestão, boa operação e manutenção – para o sucesso alcançado em mais de 1/3 das praias fluviais galardoadas na sua área de atuação (14 praias fluviais com bandeira azul, num total de 36 em Portugal Continental): em Vila de Rei – PF do Bostelim; em Mação – PF do Carvoeiro; em Pampilhosa da Serra – PF de Janeiro de Baixo, PF da Pampilhosa da Serra, PF do Pessegueiro e PF de Santa Luzia; na Guarda – PF de Valhelhas, PF da Lapa dos Dinheiros e PF de Loriga; em Oliveira do Hospital – PF de Alvôco das Várzeas e PF de Avô; em Reguengos de Monsaraz – PF de Monsaraz; em Mourão, PF de Mourão; em Ourém – PF do Agroal.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início