Santarém na vanguarda do tratamento da SIDA

Em Saúde/Sociedade

 Hospital de Santarém trata e acompanha 900 doentes de todo o Ribatejo, contribuindo para os excelentes resultados obtidos em Portugal no controlo da doença.

A Organização das Nações Unidas para o VIH/SIDA (ONUSIDA) definiu três metas a atingir até 2020, tendo como objetivo o controlo da doença. (Programa 90-90-90).

Diagnosticar 90% das pessoas infetadas por VIH e dessas, 90% a fazer tratamento. Por fim, 90% delas deverão apresentar carga viral indetetável, ou seja, que é intransmissível não tendo o doente capacidade de contagiar terceiros.

Na sexta-feira (5 de Junho), com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, foram anunciados os países que haviam atingido essas metas, destacando-se Portugal como um dos países europeus com melhor desempenho, sendo de assinalar que apenas outros 5 dos 58 países europeus participantes conseguiram este objetivo – Dinamarca, Islândia, Suécia, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

O Hospital de Santarém (HDS), com os seus cerca de 900 doentes em tratamento, foi um dos que contribuiu com médias acima das metas, fruto do esforço dos seus profissionais e da aposta do HDS no tratamento de doenças infeciosas, para as quais dá cobertura não só á sua área de influência mas a todo o Ribatejo. De destacar também a excelência do trabalho dos Cuidados de Saúde Primários no apoio a toda a Rede de Tratamento destes doentes, sempre em parceria com o HDS.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Saúde

Ir para Início