Lista de candidatos do PSD: entra Duarte Marques, sai Ramiro Matos e a concelhia de Santarém revolta-se

Em Sociedade

O Conselho Nacional do PSD aprovou as controversas listas de candidatos às legislativas, na madrugada desta terça-feira, com 80 votos a favor, 18 contra e 10 abstenções, uma votação feita em conjunto para os 22 círculos eleitorais.

Quanto à lista de candidatos a deputados por Santarém, acabou por ser aprovada a lista com as alterações impostas nacional, com Isaura Morais a cabeça de lista, o líder da distrital João Moura em 2.º, e Duarte Marques em 3.º, em lugar de Ramiro Matos que não aceitou ficar noutro lugar abaixo na lista. Recorde-se que esta foi a segunda alteração à lista proposta pela distrital do PSD, imposta por Rui Rio. A primeira alteração foi a imposição da autarca de Rio Maior, Isaura Morais a cabeça de lista, em vez do líder da distrital João Moura, proposto pela distrital. Seguiu-se uma fase de negociações que culminou com uma altercação entre o presidente da concelhia de Santarém Ricardo Gonçalves e o vice-presidente Nacional Nuno Morais Sarmento, por causa da troca de Ramiro Matos, advogado de Santarém proposto para o 3.º lugar pela distrital, pelo conhecido deputado de Mação Duarte Marques. Foi esta a versão final aprovada esta madrugada pelo Conselho Nacional do Partido, o que motivou um comunicado de contestação por parte da Concelhia do PSD de Santarém, presidida por Ricardo Gonçalves.

“Tendo em conta a desconsideração da Comissão Política Nacional (CPN) e do Dr. Rio, decidimos por unanimidade não participar em nenhuma estrutura de campanha”, anunciou a Comissão Política Concelhia de Santarém do PSD.

Na declaração enviada à agência Lusa, o presidente da concelhia e também presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, considerou “inqualificável” o processo de selecção de candidatos a deputados e acusou Rui Rio e a Comissão Política Nacional de não terem cumprido as regras que criaram.

A divergência prende-se com a retirada do advogado Ramiro Matos (indicado pela distrital de Santarém) da lista de candidatos para manter o actual deputado Duarte Marques, cujo nome foi defendido por Morais Sarmento.

“Não se percebe como alguém que quer ser primeiro ministro, faz regras que à posterior não cumpre”, afirmou Ricardo Gonçalves.

“Mau presságio para um candidato a primeiro-ministro”, acrescentou o presidente da concelhia que acusa Rui Rio de “um desrespeito constante e total por todos os militantes” e de, em vez do “banho de ética prometido”, ter transformado a formação das listas numa “banhada” para manter o seu grupo de apoiantes satisfeito”.

Com estas decisões, considerou Ricardo Gonçalves, Rio “está a trabalhar para transformar o PSD no partido do autocarro (50+1 deputados), e não num partido capaz de dar futuro a Portugal e aos portugueses”.

Em declarações ao Mais Ribatejo, o líder distrital João Moura desvaloriza a reação “a quente e em cima” de Ricardo Gonçalves. “Compreendo que o presidente da Concelhia de Santarém se sinta obviamente ferido, mas o seu sentido de estado e de responsabilidade certamente irá falar mais alto e defender o PSD”, declarou João Moura ao Mais Ribatejo. O presidente do PSD distrital diz que “assiste ao presidente da Concelhia de Santarém a legitimidade para defender a importância do concelho e a sua representatividade na lista distrital e por isso também a distrital defendeu a inclusão do nome de Ramiro Matos”. No entanto, adianta, “Ramiro Matos não aceitou pertencer à lista num lugar inferior, posição que entendo e respeito, e a concelhia de Santarém também não propos outro nome de Santarém para integrar a lista em lugar de Ramiro Matos”.

Ainda assim, João Moura entende que esta “é a melhor lista de todas as que concorrem às legislativas de 6 de outubro. Não é a lista que a distrital propôs, mas é a melhor lista apresentada pelo PSD nos últimos anos,tendo em conta que é constituída integralmente por pessoas do distrito, ao contrãrio do que aconteceu há 4 anos, por exemplo”.

O presidente do PSD distrital faz a comparação com “a escolha dos jogadores da seleção, para dizer que feita a escolha esta é a seleção de todos, independentemente dos clubes de onde vêm”.

A lista dos candidatos a deputados do PSD pelo círculo eleitoral de Santarém:

Efetivos
1. Isaura Morais
2. João Moura
3. Duarte Marques
4. Sónia Ferreira
5. Rui Rufino
6. Célia Bonet
7. João Oliveira
8. Ana Lúcia Cláudio
9. Isilda Aguincha

Suplentes
1. José Salvado
2. Cláudia Ferreira
3. Ricardo Oliveira
4. Maria Teresa Nogueira
5. Silvina Fernandes

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*