Acampamento de Jovens do Bloco “Liberdade 2019” em Castelo de Bode

Em Região

O líder parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares, esteve esta manhã, quinta-feira, no Acampamento de Jovens do Bloco. Pedro Filipe Soares participou no primeiro painel desta 16.ª edição da iniciativa, com o tema “Bloco: de onde vimos, para onde vamos”, em que intervém ainda a segunda candidata do partido pelo círculo de Coimbra às próximas legislativas, Mariana Garrido.

No Acampamento Liberdade 2019 “ficam à porta todas as opressões – não entra o machismo, não entra o racismo, não entra a LGBTfobia, não entra a exploração”.

O 16.º acampamento Liberdade iniciou-se ontem, 31 de julho, à noite, com mais de duas centenas de jovens reunidos em Castelo de Bode, distrito de Santarém. São cinco dias de debates, ‘workshops’ e festas a decorrerem entre quinta-feira e domingo. Segunda-feira está reservada para a “limpeza coletiva” do espaço.

Em declarações à agência Lusa, Mafalda Escada, da Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco, assinalou que “grande parte da participação são pessoas novas, são pessoas muito jovens e pessoas que até agora não tiveram o contacto com o Bloco neste tipo de iniciativas”. “Ou seja, vai ser um acampamento muito rejuvenescido do ponto de vista da participação”, destacou.

Catarina Martins marcará presença num “momento de acolhimento a esses novos participantes”, que está marcado para domingo ao final da tarde, o último dia com debates, e intitula-se “Cinco dias de luta toda, e agora?”

“O objetivo é que o acampamento seja o mais democrático possível e, portanto, que toda a gente, sendo militante do Bloco, sendo simpatizante, tendo chegado agora, tenha a possibilidade de discutir coletivamente, com a presença da Catarina Martins, o que é que se fez no acampamento, que pontos são os mais importantes, o que é que as pessoas aprenderam, mas também o que é que as pessoas querem fazer no futuro e como é que querem participar politicamente para atingir esse objetivos que fomos aferindo ao longo do acampamento”, explicou Mafalda Escada.

O Liberdade 2019 conta com duas dezenas de debates, sendo que o programa “é variado porque espelha as lutas que fazem parte do ADN do Bloco”.

O primeiro debate, “Bloco: de onde vimos, para onde vamos”, foi apresentado pelo líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, e a segunda candidata do partido pelo círculo de Coimbra às próximas legislativas, Mariana Garrido.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início