fbpx

Agricultores reclamam indemnizações e controlo dos estragos dos javalis

Em Atual

A CNA – Confederação Nacional da Agricultura entregou ontem um documento reivindicativo ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, após a concentração de delegações de agricultores lesados pelos javalis e outros animais selvagens que decorreu ontem na Praça do Comércio, em frente ao MAFDR.

Reclamam a atribuição de indemnizações, de forma expedita e desburocratizada, aos lesados a partir de testemunhos práticos e de levantamento de prejuízos, a fazer, designadamente, pelos serviços do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e do ICNF.
Reivindicam o controlo da densidade, da capacidade reprodutiva e da mobilidade das populações destes animais selvagens, com destaque para os javalis, bem como o controlo do seu estado sanitário. O que recomenda a elaboração, urgente mas participada, de “Planos Públicos de Contingência” para esses efeitos com medidas a organizar e a executar pelo MADFR e pelo ICNF, ouvidos os Parceiros envolvidos, no terreno.
Pretendem ainda a “alteração do Decreto-Lei nº 2/2011, de forma a responsabilizar o MAFDR pela situação onde esta ficar fora de controlo e para gerir casos de eventuais incumprimentos por parte de terceiros envolvidos”.


A CNA considera que “a situação está fora de controlo e os prejuízos estão sempre a acontecer”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Atual

Ir para Início