fbpx

Centro Hospitalar do Médio Tejo tem programa de preparação para o nascimento e parentalidade

Em Saúde/Sociedade

“Cuidar para nascer” é o nome do programa de Preparação para o Nascimento e Parentalidade no Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE.

Em Agosto será realizada uma sessão deste programa, na Biblioteca da Unidade Hospitalar de Abrantes, no dia 19 com início às 17:00h e duração prevista de 2 horas. As inscrições são gratuitas, limitadas a 12 casais e devem ser dirigidas para o seguinte e-mail: maternidade@chmt.min-saude.pt.

Trata-se de um programa de assistência iniciado pela equipa de Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia do CHMT, que visa dotar as grávidas/casais de ferramentas que promovam um parto mais ativo e fisiológico.

A OMS recomenda, desde 1996, que a mulher deve ter a liberdade de escolher a posição e movimentação durante o trabalho de parto e deve ser estimulada a posições não supinas durante o mesmo.

Há evidência de que a mobilidade adequada da parturiente influência de forma positiva o trabalho de parto: aumenta a tolerância à dor, evitando o uso de fármacos, e melhora a evolução da dilatação, diminuindo a duração da fase ativa do trabalho de parto. (Ordem dos Enfermeiros, Projeto Maternidade com Qualidade, Resultados 2014).

O Programa “CUIDAR PARA NASCER” – realizar-se-á ao longo do ano, com o objetivo de a ajudar a caminhar para um Parto Normal. Com estas sessões pretende-se dar a conhecer a capacidade assistencial da Maternidade do CHMT, EPE, e dotar as grávidas/casais de ferramentas para uma experiência de parto gratificante.

Ter um papel ativo durante o trabalho de parto é fundamental para o parto se desenvolver suavemente com um desfecho mais saudável para o bebé e a mamã.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Saúde

Ir para Início