fbpx

Festival de Estátuas Vivas vai estar de regresso a Santarém nos dias 9, 10 e 11 de agosto

Em Ribatejo Cool

O II Festival de Estátuas Humanas vai trazer a Santarém um conjunto de artistas para a realização de “performances de imobilidade expressiva” em diferentes ruas do centro histórico de Santarém, nos dias 9 e 10 de agosto, entre as 21h30 e as 23h30, e no dia 11 de agosto, entre as 17h30 e as 19h30.

A iniciativa está integrada no projeto municipal Santarém Cultura/In Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura.

O público vai poder divertir-se com uma espécie de galeria de arte ao ar livre, com 16 estátuas humanas distribuídas pelas ruas Serpa Pinto e Capelo Ivens.

Estas estátuas vivas vão estar a concurso, e a mais votada pelo público terá um prémio, sendo o outro prémio atribuído por um júri.

Também as quatro conceituadas artistas desta arte urbana, a Cartoonette, a Madame Cherry, o Flautista de Hamelin e o Senhor Árvore, premiados nacional e internacionalmente vão espantar os transeuntes da rua Guilherme de Azevedo.

No dia 11, no final do evento, todas as estátuas a concurso vão reunir-se no palco do Largo Padre Chiquito, às 20h00, para o anúncio dos vencedores.

Com direção artística dos Quideia, mestres na “arte de quietude”, os artistas presentes, sem o recurso à palavra, vão criar um ambiente recheado de surpresas, seja pelo impacto visual que suscitam junto dos transeuntes, seja pela atrativa caracterização e indumentária das personagens que representam.

O conjunto estático apresentará diversas figuras como “O Padrão de Santa Iria”, “José Saramago”, “Mama Killa – Deusa Inca”, “Jade- A Samurai” e o “Minotauro”, entre muitas outras.

No dizer da organização, esta iniciativa que tem vindo a atrair cada vez mais público, evidencia a importância dada à pluralidade de expressões artísticas e sobretudo valorizar esta arte que conjuga capacidade física, mental e artística.

Durante o evento não vai faltar a animação. No dia 10, com os Malabares de Fogo pelos Human’Arte e no dia 11, com a Orquestra Improvável.

O Festival apela sempre à surpresa e ao encantamento dos sentidos pelas propostas dos artistas/estátuas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início