Reabilitação do sistema de diques de Valada avança segunda-feira

Em Região

A sessão de consignação da empreitada de Reabilitação do Sistema de Diques de Valada realiza-se na próxima segunda-feira, dia 12 de agosto, às 15h30, no Parque de Merendas de Valada. A sessão, promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), responsável pela obra, conta com a presença de João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Transição Energética, e de João Ataíde, secretário de Estado do Ambiente.

O sistema de diques de Valada faz parte do complexo de 23 diques do Estado, com uma extensão total de cerca de 58.5 km, situados na designada “Área Tejo”, das zonas críticas de inundação identificadas em Portugal continental. É composto pelos diques de Valada, Tapadinha, S. João, Meia Postinha e Caminho de Meias e defende das cheias do Tejo três aglomerados urbanos e uma área agrícola de 700 hectares.

Esta intervenção será desenvolvida nos concelhos de Santarém, Cartaxo e Azambuja, e têm como propósito principal garantir a funcionalidade hidráulica dos diques, isto é, assegurar a sua função primordial de amortecimento e controlo do impacte das cheias nas povoações de Valada, Reguengo de Valada e na parte sul do Porto de Muge.

Os trabalhos a realizar em cerca de 24,5 km de diques consistem fundamentalmente no reperfilamento e reparação do corpo dos diques, preenchimento de cavidades, refechamento das juntas e a reparação e substituição das portas de água.

A empreitada, que decorrerá numa única fase, foi adjudicada à Tâmega Engineering, S.A e tem o prazo de execução de 90 dias.

O valor global da intervenção ascende a €530 463,95, comparticipado a 75% pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, “a concretização desta obra, de carácter urgente e fundamental para a segurança da população de Valada, representa também um importante contributo para o desenvolvimento económico e social da freguesia, em especial para a dinamização da componente turística desta zona ribeirinha”

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início