Festival de Estátuas Humanas de Santarém anima centro histórico (VÍDEO)

Em Ribatejo Cool

Milhares de pessoas vieram assistir esta sexta-feira ao Festival de Estátuas Humanas de Santarém. Um movimento como há muito já não se via nas ruas do centro histórico da cidade. A animação começou esta sexta-feira, dia 9, e vai continuar até domingo.

O Festival prossegue este sábado, dia 10, entre as 21h30 e as 23h30, e no domingo, dia 11, entre as 17h30 e as 19h30.

O festival funciona como uma espécie de galeria de arte ao ar livre, onde se encontram 16 estátuas humanas distribuídas pelas ruas Serpa Pinto e Capelo Ivens.

Estas estátuas estão a concurso, havendo um prémio para a mais votada pelo público e outro prémio atribuído por um júri.

Em destaque na Rua Guilherme de Azevedo, estão também quatro conceituados artistas desta arte urbana – Cartoonette, Madame Cherry, O Flautista de Hamelin e Senhor Árvore – premiados no panorama nacional e internacional.

No dia 11, no final do evento, todas as estátuas a concurso vão reunir-se no palco do Largo Padre Chiquito, às 20h00, para a revelação dos vencedores.

Com direção artística dos Quideia, mestres na “arte de quietude”, os artistas presentes, sem o recurso à palavra, conseguem criar um ambiente recheado de surpresas, seja pelo impacto visual que suscitam junto dos transeuntes, seja pela atrativa caracterização e indumentária das personagens que representam.

O conjunto estático conta com figuras como “O Padrão de Santa Iria”, “José Saramago”, “Mama Killa – Deusa Inca”, “Jade – A Samurai” e o “Minotauro”, o “Polícia Sinaleiro”, o “Manda Chuva”, o “Homem de Ouro”, o “Sommelier”, entre muitas outras.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início