Agricultores de Mação afetados pelo incêndio – Candidaturas a apoios a partir de segunda-feira

Em Região

Na sequência do incêndio que recentemente assolou o Concelho de Mação, a Câmara de Mação afirma que se encontra à disposição dos produtores pecuários forragem e ração, que deve ser solicitada ou diretamente levantada na Junta de Freguesia de Cardigos, onde se encontra armazenada.

O açúcar disponível para alimentação dos enxames de abelhas afetados será distribuído pela Melbandos – Cooperativa de Apicultores do Concelho de Mação.

Os apoios do Governo para os produtores agrícolas atingidos por mais esta catástrofe resumem-se à Medida 6.2.2 do PDR para as freguesias de Cardigos e Amêndoa e à Medida 10 do PDR para a freguesia de Carvoeiro.

A Câmara Municipal de Mação, com o apoio das Juntas de Freguesia e da Acripinhal – Associação de Criadores de Ruminantes do Pinhal, irá apoiar a população em mais este momento de grandes dificuldades e de reconstrução.

Para além da permanente disponibilidade dos serviços competentes em Mação (Sede de Associações) e Sertã (Acripinhal), estão previstas, a partir de 12 de agosto, várias deslocações da equipa especializada a Cardigos (Junta de Freguesia, a partir da manhã de 12/8) e a Amêndoa (Junta de Freguesia, a partir da tarde de 12/8), onde os proprietários agrícolas se devem deslocar a fim de registar os prejuízos e avaliar da viabilidade da efetivação de candidatura visando restabelecer a componente produtiva destruída, que inclui construções agrícolas, tratores, alfaias e maquinaria agrícola, culturas permanentes como olival, vinha ou pomares, animais incluindo colmeias, sistemas e equipamentos de rega, vedações, etc.

O registo de prejuízos é gratuito, mas obrigatório para quem pretenda repor os meios de produção destruídos, sendo também completamente suportada pela Câmara Municipal e seus parceiros a formalização da candidatura e o seu acompanhamento. Os agricultores afetados deverão ser portadores de toda a documentação relativa às suas parcelas e da maior informação relativa aos prejuízos, incluindo número de árvores destruídas, metros de mangueiras ou vedações ardidas, etc.

INCÊNDIOS MAÇÃO 2019

LOCAIS E DATAS PARA A DECLARAÇÃO DE PREJUÍZOS

A Câmara de Mação sublinha que a primeira deslocação da equipa especializada às Juntas de Freguesia de Amêndoa e de Cardigos será no dia 12 de agosto, sendo que os técnicos regressarão a estes locais mais vezes para o efeito, em dias a definir.

• Sede de Associações

Rua do Adro, nº 14-16, Mação (em frente à Igreja Matriz)

Dias úteis das 9h às 12.30h e das 14h às 17.30h

Tlf. 241247031

• Acripinhal, Associação de Criadores de Ruminantes do Pinhal

Rua Nuno Álvares Pereira, Lote 1, C/V, Sertã

Dias úteis das 9h às 12.30h e das 14h às 17.30h

Tlf. 274603077

• Junta de Freguesia de Cardigos (Igreja Velha): a partir das 10h do dia 12/8/2019

• Junta de Freguesia de Amêndoa: a partir das 14.30h do dia 12/8/2019

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início