“Rainha Santa Isabel” e “Santa Iria” vencem Festival de Estátuas Humanas em Santarém

Em Ribatejo Cool

A “Rainha Santa Isabel” e “O Padrão de Santa Iria” foram as escolhidas do público e do júri, no II Festival de Estátuas Humanas, em Santarém intitulado “Num passeio … muitas histórias”.

A iniciativa decorreu pela segunda vez nas ruas do centro histórico, entre os dias 9 e 11 de agosto, no âmbito do projeto municipal Santarém Cultura/In Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura.

As duas personagens foram recriadas por Cláudia Neto, “Rainha Santa Isabel” e por Lia Baptista, “O Padrão de Santa Iria”.  As duas artistas de 44 e 17 anos, naturais de Santarém, experientes na área do teatro, encantaram quem as viu. Cada personagem foi premiada com 500 euros.

Os vencedores foram escolhidos, através de votação do público no festival e online que escolheu a “Rainha Santa Isabel”, e pelo júri formado por Inês Barroso, vereadora da Cultura do Município de Santarém, Cremilda Salvador, artista plástica e Francisco Selqueira, ator e animador cultural, que escolheu o “O Padrão de Santa Iria”.

Desde estátuas humanas mais mitológicas, como “O Minotauro” e a “Mama Killa – Deusa Inca”, passando pelas estações do ano “Outono” e “Inverno”, até às mais contemporâneas como José Saramago e às mais cómicas como o “Polícia Sinaleiro”, “O Manda Chuva”, “Pablo El Bola” ou “Le Sommelier” foi muito participado este II Festival de Estátuas Humanas, uma organização dos Quideia, empresa de animação de Alpiarça.

No total, estiveram 16 estátuas a concurso e quatro convidados representados por artistas conceituados: Cartoonette, Madame Cherry, O Flautista de Hamelin e o Senhor Árvore”, todos eles já premiados quer a nível nacional, quer a nível internacional.

A animar a festa estiveram também os Human’Arte com os seus malabares de fogo, na noite de sábado, dia 10, e a Orquestra Improvável, domingo, dia 11 de agosto.

Ao longo dos três dias do Festival, as ruas do centro histórico de Santarém acolheram milhares de visitantes interessados em comtemplar esta arte de rua. Alguns dos comerciantes associaram-se ao evento e mantiveram as portas abertas, contribuindo para dar ainda mais animação a estes dias de festivos.

À semelhança do ano passado, esta segunda edição do Festival de Estátuas Humanas de Santarém, que teve como tema “Num passeio … muitas histórias”, ultrapassou todas as expectativas de organização.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início