Santarém recebe 2.ª edição do PICTORIN – Encontro Internacional de Artistas Plásticos

Em Ribatejo Cool

De 1 a 10 de setembro, “Homens e Mulheres da cidade” vão servir de inspiração aos 14 artistas plásticos de seis países que participam na 2.ª edição do PICTORIN – Encontro Internacional de Artistas Plásticos, em Santarém, que resulta de uma parceria entre o Município de Santarém e os artistas plásticos Fernanda Narciso, Francisco Pereira e Ana da Silva, a atriz Rita Narciso e Cidália Rodrigues, viúva do pintor e escultor, Mário Rodrigues.

O encontro foi apresentado hoje, dia 12 de agosto, em conferência de imprensa, no edifício do antigo Hotel Abidis, n.º 91, na Rua Serpa Pinto, onde está patente a exposição ‘Contos para te contar’ que junta trabalhos dos artistas plásticos Fernanda Narciso e Mário Rodrigues.

A conferência de imprensa contou a presença de Inês Barroso, vereadora da Cultura da autarquia local que destacou “a grande relevância do evento para a nossa cidade”, salientando que “quem vem de fora do país possuirá certamente um olhar diferente sobre Santarém através das suas pinceladas”.

Aneha Cebactbrhoba (Rússia), Alice Osterbog (Dinamarca); Manuela Chatel (França); Inês Moretti (Brasil), Sasha Alexandra (Aleksandra Tiede) – (Alemanha), António Canavarro (Portugal), António Cordeiro (Portugal), Cremilda Salvador (Portugal), Manuela Galveias (Portugal), João Pereira (Portugal), José Manuel Soares (Portugal), Eva Mendonça (Portugal) e Paulo Serra (Portugal) são os artistas presentes este ano neste evento integrado no projeto municipal Santarém Cultura/ In. Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura. Participará também o jovem escalabitano Francisco Camilo, na qualidade de artista convidado.

Os 14 artistas plásticos vindos da Alemanha, do Brasil, da Dinamarca, da França, da Rússia e de Portugal vão ser desafiados a ver e a pintar “Homens e Mulheres da cidade”, em trabalhos que serão depois expostos, a partir do dia 7 de setembro, em dois espaços da cidade: no W Shopping, inaugurada às 16h30 e, no Centro Cultural Regional de Santarém, com abertura a partir das 18h00.

‘Paisagens’ de Francisco Pereira

Além dos artistas plásticos a darem asas à criatividade nas ruas do centro histórico, o programa do II PICTORIN inclui a inauguração da exposição “Paisagens”, da autoria de Francisco Pereira, na segunda-feira, dia 2, às 18h30, na Sociedade Recreativa Operária (Palácio Landal), em Santarém, patente ao público até 30 de setembro.

Segundo o artista plástico: “Paisagens são volumes, cores, odores, são tudo o que nos rodeia e impressiona, o que nos transmite emoções e sentimentos. É neste contexto que o espetador observa, independentemente da leitura pessoal e única. …e assim nasceram as ‘minhas paisagens’ (talvez) fruto de memórias recentes…porque a pintura é uma forma de sentir.”

Natural de Lisboa, Francisco Pereira é autodidata e desenvolveu também a sua atividade artística pintando com crianças em Sintra e Castro Verde.

Participante habitual do In. Santarém, desde 2015, é além disso membro da comissão organizadora do PICTORIN e do projeto “Pintar na rua/Brincar com arte”, que se realiza anualmente com crianças na cidade de Santarém. Membro da “Culthouse”-Londres-Inglaterra, participou em várias exposições individuais e coletivas. Tem obras espalhadas um pouco por todo o país, adquiridas por particulares.

‘Prémio Mário Rodrigues’

A programação continua com uma intervenção conjunta com crianças/adultos e pintores, na quinta-feira, dia 5 de setembro, a partir das 10 horas, na Praça Sá da Bandeira. Participam nesta iniciativa a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, a Associação ‘Aqui Há Gato’ e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Santarém (APPACDM), entre outras. O encontro inclui também visitas à cidade de Santarém e a algumas zonas do Ribatejo.

As atividades prosseguem na segunda-feira, dia 9, com o evento “O último olhar sobre o Tejo”. A partir das 10 horas, os 14 artistas plásticos deslocam-se para o Jardim Portas do Sol onde ao longo de apenas uma hora terão de conceber obras de arte até onde a sua vista alcança.

Aqui, podem utilizar as técnicas que quiserem e criar obras de pintura, esculturas e instalações sobre o que veem. O vencedor, escolhido pelo olhar atento do júri, conquistará o “Prémio Mário Rodrigues”, atribuído pela primeira vez este ano.

Ainda no dia 9, a partir das 21h30, na Incubadora d’ Artes, no centro histórico da cidade, a noite vai ser dedicada ao convívio entre os participantes. Haverá dança flamenca a cargo de Paula Nunes & Grupo.

De salientar que o PICTORIN – Encontro Internacional de Artistas Plásticos nasceu no seio do In. Artes com o objetivo de trazer a arte para a rua.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início