Dois coruchenses no campeonato europeu de salvamento aquático

Em Desporto

Dois atletas do Búzios de Coruche foram convocados pela Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS), para participaram no Campeonato Europeu de Salvamento Aquático Desportivo 2019, que se realiza de 17 a 25 de setembro de 2019, na cidade italiana de Riccione.

Este campeonato, que reúne as seleções nacionais europeias da especialidade, realiza-se a cada 2 anos, organizado pela International Lifesaving Federation – Europe, sendo a 3.ª participação nacional consecutiva.

No campeonato de 2017 na Bélgica, a seleção nacional alcançou pela primeira vez 22 pontos na classificação coletiva e bateu 6 recordes nacionais, numa participação com 4 atletas.

Estes campeonatos têm 11 provas em piscina e 10 em mar, separadas nas categorias feminina e masculina, no único desporto mundial “educativo que salva vidas”.

Pedro Pereira Lopes e José Carlos Oliveira Burecas, são os dois atletas da Búzios de Coruche que integram a seleção nacional, que deriva das classificações individuais obtidas nos campeonatos nacionais.

A FEPONS desenvolve o salvamento aquático desportivo em 3 vetores:

  • Preparação física e técnica daqueles que já são nadadores-salvadores, de forma a estarem em melhores condições durante o desempenho das suas funções;
  • Captação de novos nadadores-salvadores, pela alta espetacularidade do desporto salvamento aquático que leva ao interesse dos espectadores;
  • Educação para a prevenção do afogamento, pois todos os nadadores-salvadores juniores (menos de 18 anos) para poderem participar nos campeonatos nacionais juniores têm de participar num programa nadador-salvador júnior ou ser atletas de uma escola de segurança aquática;
  • Criação de pontes de desenvolvimento do salvamento aquático português, através da troca de experiências com outros países.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Desporto

Ir para Início