Chamusca prepara Festival 7 e festival taurino Eh! Toiro

Em Ribatejo Cool

Festival 7 | 01 SET a 19 OUT

Em setembro, o Município da Chamusca vai trazer novas propostas culturais, com o Festival 7, que se estende até 19 de outubro, a propôr sete momentos artísticos descentralizados por sete locais do concelho.

Conheça aqui os principais destaques da Agenda Cultural do Município da Chamusca para o bimestre de Setembro e Outubro.

WORKSHOP DE FLAMENCO COM JORGE SANTOS

1 de setembro às 15h00 | Pinheiro Grande – No local das Verbenas

TEATRO DE MARIONETES RAPUNZEL (ATRAPALHARTE)

7 de setembro às 16h00 | Chouto – Junto ao salão de convívio

ELSA GOMES (Música)

13 de setembro às 21h00 | Chamusca – Anfiteatro do Parque Municipal

ENCONTRO DE SKETCH E AGUARELAS SOBRE O TEMA “ALDEIA RIBEIRINHA”

21 de setembro às 10h00 | Arripiado

OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS PARA MIÚDOS E GRAÚDOS COM BLÓ PRESTES

Dia 28 de setembro às 16h00 | Vale de Cavalos – No recinto de Festas

PEDRAS ROLANTES (ATRAPALHARTE)

12 de outubro às 16h00 | Parreira – Recinto de Festas

DOM QUIXOTE (KOPINXAS)

19 de outubro às 16h00 | Semideiro

“Já te dou o Arroz” em Ulme | 20 a 22 SET

A freguesia de Ulme recebe pela primeira vez o evento “Já te Dou o Arroz”, um certame dedicado à promoção do arroz, como um produto endógeno e tradicional da freguesia de Ulme, onde existem vastas extensões de arrozais e onde o arroz é uma fonte de riqueza para as famílias. O evento vai contar com a confeção e apresentação de pratos e doçaria de arroz, além de atividades paralelas como showcooking, bares, animação infantil, desporto, Trail das Famílias, Trilho dos Arrozais da Freguesia de Ulme, cerimónia religiosa de bênção do arroz, música, pintura ao vivo e expositores.

Trail das Famílias | 22 SET

Integrado neste evento realiza-se este ano a já habitual prova desportiva Trail das Famílias, que tem lugar a 22 de setembro, em Ulme.

Este ano o tema é “Trail dos Arrozais” e o percurso vai atravessar a zona da charneca ribatejana, nomeadamente, na área onde se estendem os vastos arrozais característicos da paisagem desta freguesia. Há ainda outros motivos de interesse no percurso: as cegonhas sempre presentes e a passagem pelas duas Barragens de Pai Poldro, a grande e a pequena.

O trail tem dois graus de dificuldade para todas as condições físicas: Caminhada de 6kms e Trail de 12kms e 27 kms. A partida da caminhada é junto ao Largo das Festas em Ulme, pelas  10h30, enquanto que a partida para o trail é às 10h00, no Semideiro, com saída de autocarro de Ulme às 9h15.

Eh! Toiro – Festa Taurina | 27 a 29 SET

O Município da Chamusca e a Associação Eh! Toiro organizam a sexta edição do grande evento Eh! Toiro – Festa Taurina, que se realiza nos dias 27, 28 e 29 de setembro, na zona envolvente e dentro da Praça de Toiros da vila. Este evento nasceu com o objetivo de promover e enaltecer a tradição e a cultura tauromáquica da Chamusca, concelho Coração do Ribatejo, numa junção entre a festa brava, a animação musical e o folclore.

Como habitualmente, vai haver espaço dedicado aos expositores, tasquinhas, música ao vivo, folclore, desfile etnográfico, picaria no campo, encierros, largadas de toiros e de bezerros, demonstrações de pegas e de toureio. Como habitualmente, nesta altura realiza-se uma corrida de toiros que, neste ano, será no dia 28 de setembro, às 17h00.

IV Grande Final do Circuito Nacional de Recortadores de Toiros | 05 OUT |18h

A Associação Eh! Toiro e Arte Lusa organizam a IV Grande Final do Circuito Nacional de Recortadores, uma iniciativa agendada para dia 5 de outubro, às 18h00, na centenária Praça de Toiros da Chamusca.

Fado – Da Canção de Lisboa à Serenata de Coimbra | 19 OUT | 21h30

Em outubro, Mês da Música, o Município da Chamusca propõe-lhe um espetáculo que junta o canto lírico, interpretado pelo conhecido tenor Carlos Guilherme, com a voz ribatejana do fado, Teresa Tapadas. No cineteatro da Chamusca, com entradas a 5 euros.

“Volt’a a Portugal em Revista” | 25 OUT | 21h30

António Calvário e Natalina José lideram um elenco de luxo que traz até à Chamusca a nova revista à portuguesa “Volt’a Portugal em Revista”, no dia 25 de outubro, às 21h30, no Cineteatro da Chamusca. Bilhetes a 12,5 euros.

Exposições

Chamusca das Três Graças – Exposição de Bló Prestes

Exposição da autoria de Bló Prestes com pinturas em várias técnicas sobre a Chamusca: Vila, Tejo, Charneca. A exposição chama-se “Chamusca das Três Graças” e vai estar patente até 21 de outubro na Galeria Municipal dos Paços do Concelho. Inauguração no dia 21 de setembro às 16h00.

Introspetiva – Exposição de Pintura de Leopoldina Silva

A jovem chamusquense Leopoldina Silva apresenta a exposição dos seus trabalhos de pintura numa coletânea a que chama de “Introspetiva”. A exposição é inaugurada no dia 26 de outubro, às 16h00, na Galeria Municipal, e vai estar patente até 23 de novembro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*