“Serviço Nacional de Saúde – 40 anos, 40 rostos” em Tomar

Em Saúde/Sociedade

A exposição “SNS – 40 anos, 40 rostos” foi inaugurada hoje, Dia Mundial da Fotografia, na Unidade Hospitalar de Tomar. Depois de inaugurada pela Ministra da Saúde, Marta Temido, em Torres Novas, a exposição apresenta-se agora em Tomar, tendo sido oficialmente aberta, com a presença da presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas.

Esta mostra fotográfica parte do rosto de António Arnaut, “pai do SNS”, para os rostos dos que diariamente constroem o SNS. Rostos de profissionais que estão desde 1979 a trabalhar no SNS e continuam ainda em funções no CHMT, EPE, e rostos de profissionais que nasceram no ano em que o SNS iniciou a sua caminhada e que, este ano, completam 40 anos de idade. Tal como o SNS.

A exposição termina com rostos de bebés nascidos no CHMT, EPE, este ano de 2019 representando o desenvolvimento de um SNS que se expande e prolonga para o Futuro.

Em sessão realizada no auditório da Unidade Hospitalar de Tomar, Elisabete Governo, Cátia Costa e Isilda Poupino representaram os funcionários que têm os seus rostos nesta mostra fotográfica.

Isilda Poupino lembrou a sua chegada ao SNS, em 1979, e o percurso profissional que fez ao longo destes 40 anos. “Entrei ao serviço há quarenta anos e dois meses” disse, afirmando “ser com orgulho que represento aqui o passado e o presente. A Cátia e a Elisabete, ambas com 40 anos de idade, representam o presente e o futuro”.

Quer Catia Costa, assistente técnica, quer Elisabete Governo, enfermeira, deram também o seu testemunho pessoal assumindo que se sentem profissionais realizadas e muito compensadas pela escolha que fizeram em trabalhar no Serviço Nacional de Saúde.

Carlos Andrade Costa, presidente do Conselho de Administração do CHMT, EPE, na sua intervenção frisou a evolução do Serviço Nacional de Saúde, nos seus 40 anos de vida, reforçando a aposta do CHMT, EPE, quer em meios tecnológicos de vanguarda, quer em recursos humanos, com a recente entrada de novos especialistas, num total de nove, o que demonstra “a preferência dos recém-especialistas pelo CHMT, não só os que fizeram cá o internato, como também os que vêm de fora”.

Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, fez a intervenção de encerramento da sessão, agradecendo “a todos os funcionários presentes o trabalho diário que fazem em prol dos cidadãos da região”, destacando que “mais do que cada uma das suas Unidades, Tomar, Torres Novas ou Abrantes, o Centro Hospitalar do Médio Tejo serve toda a Região, e devemos dar nota e reconhecer o excelente trabalho que aqui se faz, os excelentes equipamentos que temos e que servem os nossos concidadãos e, também, os de fora da Região”.

A exposição “SNS 40 anos, 40 rostos” pode ser vista na entrada principal da Unidade Hospitalar de Tomar até ao final do mês de Setembro.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Saúde

Ir para Início