Freguesia de Alcanhões pede reunião urgente ao ministro das Infraestruturas para desbloquear variante das Assacaias

Em Região

A Junta de Freguesia de Alcanhões , no concelho de Santarém, reclama numa carta aberta, uma audição ao Ministro Pedro Nuno Santos para discussão do assunto da Variante à Linha do Norte – Assacaias, que permitiria acabar com o problema das passagens de nível, problema que se arrasta há mais de 30 anos.

A carta aberta assinada pelo autarca Pedro Rui Branco é dirigida ao Ministro das Infraestruturas e Habitação Pedro Nuno Santos, ao presidente das Infraestruturas de Portugal António Laranjo, e ao Presidente do Município de Santarém, Ricardo Gonçalves.

O documentro começa por afirmar que “30 anos não são 30 dias, exigimos respeito pelas pessoas e pelas freguesias!”

“Este é um assunto que se arrasta há mais de 30 anos e a Freguesia de Alcanhões não abdicará da variante à Linha do Norte – Assacaias” afirma a carta, recordando que “todos os anteriores executivos fizeram desta questão uma prioridade, no sentido de pressionar a resolução de um problema que afeta diariamente centenas de condutores na sua vida privada, no trajeto para o trabalho e nas demais atividades agrícolas, comerciais e empresariais”.

A Freguesia de Alcanhões, através do Executivo em funções, solicitou uma reunião conjunta às Infraestruturas de Portugal a 19 de Fevereiro de 2018, sem resposta, voltou a solicitar esclarecimentos em 21 de Junho 2018, conseguindo uma resposta formal apenas a 3 de Abril de 2019, que referia que “dentro de mais algumas semanas reuniríamos, pois o projeto de execução se encontraria ainda em desenvolvimento de especialidades”.

Através da imprensa e por informações obtidas junto do próprio Município, após vários adiamentos de prazos e previsões desse falado projeto, a Junta de freguesia soube que o estaria concluído até ao verão de 2019. Porém, “termina hoje o mês de Agosto e tal situação e/ou qualquer comunicação oficial sobre o assunto, não ocorreu”.

Desta forma, vem o Executivo da Freguesia de Alcanhões “lamentar o tratamento que os sucessivos governos, Infraestruturas de Portugal e Executivos Municipais têm dado a esta questão da variante à linha do norte – Assacaias, inserida na EN365, também esta com sinais de abandono e degradação acentuada, que liga Santarém ao Entroncamento e que merecia a par desta situação uma atenção, pela quantidade de pessoas e rotas comerciais e agrícolas que por aqui circulam diariamente”.

Solicita, desde já, uma audição com o Ministro Pedro Nuno Santos, desejando que convoque o Presidente das Infraestruturas de Portugal e o Presidente do Município de Santarém para essa reunião, para que juntos possamos encontrar uma solução célere e efetiva”.

Na carta assinada pelo presidente da Junta de Freguesia, Pedro Rui Branco reitera a “vontade em colaborar ativa e responsavelmente para uma solução, sendo que se até final do mês de Setembro de 2019 não existir qualquer comunicação séria e objetiva sobre esta matéria, a Junta de Freguesia de Alcanhões assumirá outras formas de sensibilização para que esta questão não seja esquecida e que o futuro possa ser escrito de outra forma, com respeito pelas pessoas e pelas freguesias”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início