Alerta para perigo de incêndio rural até sexta-feira

Em Região
A ANEPC  Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, lançou um aviso à população devido ao perigo de incêndio rural a partir de hoje até sexta-feira, baseado nas previsões do IPMA, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Nestes três dias, as autoridades estão mais preocupadas com as regiões do Centro, interior Norte e Estremadura devido a “condições de instabilidade atmosférica que dificultam o controlo dos fogos rurais”, diz o comunicado da ANEPC.

São esperadas temperaturas máximas acima dos 30° C em todo o território, incluindo o litoral, e em algumas regiões - como a Bacia do Tejo, o Alentejo, Estremadura e nas regiões do Centro. 

A humidade relativa do ar baixa em todo o território, atingindo mesmo valores de apenas 10%, com pouca recuperação durante a noite, e esperam-se ainda ventos que podem atingir 45 km por hora.

Tratam-se de condições que, segundo as autoridades, propiciam “comportamentos erráticos dos incêndios, dificultando o seu controlo” e quase vão prolongar para sábado e domingo.

A Protecção Civil calcula, assim “um aumento das ignições face ao incremento da atividade humana junto dos espaços rurais”, sendo expetável o “aumento da dificuldade nas operações de supressão”



Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*