Inspirar para a mudança na abertura do ano letivo em Tomar

Em Educação/Região

“Em Tomar a aprender” é nome genérico do encontro de abertura do ano letivo que vai juntar, dia 9, educadores e professores, e dia 10 de Setembro o pessoal não docente do concelho de Tomar, numa iniciativa do Município e do Centro de Formação de Professores “Os Templários” em parceria com os agrupamentos de escolas Nuno de Santa Maria e Templários, Escola Profissional de Tomar e Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Na segunda-feira, dia 9, a sessão decorrerá no Cine-Teatro Paraíso, com sessão de abertura às 10 horas da manhã, seguindo-se uma mesa redonda alusiva ao tema “Escola criativa, alunos criativos”, com a presença de João Mil Homens, representante em Portugal da Singulary University, e de Sara Brighenti, subcomissária do Plano Nacional das Artes.

O objetivo é inspirar aqueles que estão na linha da frente da mudança, os professores, que este ano, em Tomar, são convidados a abraçarem novos desafios no processo de ensino aprendizagem através do Plano Nacional das Artes. As linguagens e as manifestações artísticas vêm acrescentar novos processos e multiplicar as hipóteses de interação, ajudando a ver mais e de diferentes prismas. É necessário que os alunos consigam resolver problemas difíceis, tenham pensamento critico, sejam criativos, saibam relacionar-se com os seus pares, tenham inteligência emocional e competências interpessoais, para além de serem cognitivamente flexíveis. Isto porque estão aa ser preparados para épocas que não conhecemos, para um mundo em que a tecnologia já disponível aponta para uma imensa reformulação das profissões que conhecemos.

Da parte da tarde, haverá visitas culturais ao Centro de Arqueologias do IPT, Complexo Cultural da Levada e Centro de Estudos em Fotografia de Tomar.

Na terça-feira, dia 10, será a vez do pessoal não docente ser recebido na Biblioteca Municipal, a partir das 15 horas, onde haverá uma palestra com José Miguel Oliveira.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Educação

Ir para Início