Print

Constância assinala Jornadas Europeias do Património

Em Região

O município de Constância associa-se às Jornadas Europeias do Património, que este ano têm como tema «Artes | Património | Lazer», iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que pretende mostrar as inúmeras facetas do património ligadas às artes, como fonte de diversão e lazer, permitindo ao público vivenciar e apropriar-se de uma parte da cultura. Assim, o município de Constância, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Parque Ambiental de Santa Margarida, propõe a apresentação do livro: «Tradição Oral do Concelho de Constância – Património Cultural Imaterial» e um Percurso Pedestre Interpretativo «Paisagem com Arte», com degustação.

22 de setembro – 15H00 | Apresentação do livro: «Tradição Oral do Concelho de Constância – Património Cultural Imaterial»

Vai ser apresentado no dia 22 de setembro, na Casa-Memória de Camões, em Constância o livro: «Tradição Oral do Concelho de Constância – Património Cultural Imaterial».

Este livro resulta de uma candidatura ao PEDIME, Valorização dos Recursos TIC em Contexto Escolar e Interação com a Comunidade, no qual o município de Constância, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e a Escola Básica e Secundária Luís de Camões, desenvolveram um trabalho de recolha do património cultural imaterial no concelho de Constância, realizado pelos alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade, no domínio da Literatura Oral Tradicional.

A estas recolhas, juntaram-se muitas outras, que foram sujeitas a um processo de seleção e classificação, com o objetivo de representarem a Literatura Oral Tradicional do concelho de Constância. E o resultado foi a obra Tradição Oral do Concelho de Constância – Património Cultural Imaterial, que se dividiu pelos principais géneros da literatura oral tradicional, como orações, rezas, ditos e provérbios, cantigas, adivinhas, romances, contos, etc.

“Este património salvaguardado neste livro, é uma riqueza acumulada ao longo de gerações, um bem coletivo da comunidade, que deve ser recolhido, protegido, valorizado e transmitido às gerações do futuro”, refere a nota à imprensa do Município.

28 de setembro – 9H00 | Percurso Pedestre «Paisagem com Arte»

«Paisagem com Arte», assim se designa o passeio pedestre interpretativo, que vai decorrer no dia 28 de setembro.

Com início na Praça Alexandre Herculano, em Constância, este percurso passará por algumas formas de arte em espaço público, pelas artes e ofícios tradicionais, terminando nas mais recentes manifestações de artes urbanas.

E porque a gastronomia também é uma forma de arte, terminará no Museu dos Rios e das Artes Marítimas, degustando e saboreando paladares de outros tempos.

Distância: 8 km | Duração média: 3H00 | Dificuldade: baixa | Inscrições: parqueambiental@cm-constancia.pt | Tel: 249 736 929 (até 27 de setembro) | Horário: 9H00 | Ponto de encontro: Praça Alexandre Herculano | Público-alvo: público em geral | Evento pago: 3 €

Print

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início