‘Os homens e as mulheres de Santarém’ pelos olhos de 14 artistas de vários países

Em Ribatejo Cool

A 2.ª edição do PICTORIN – Encontro internacional de artistas plásticos resultou numa exposição que pode ser vista no Centro Cultural Regional de Santarém – Fórum Mário Viegas e no W Shopping, até ao dia 21 de setembro.  A inauguração teve lugar este sábado, 7 de setembro e contou com a presença da vereadora da Cultura do Município de Santarém, Inês Barroso.

A iniciativa integrada no projeto municipal Santarém Cultura/ In. Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura 2019 este ano teve como tema “As Mulheres e os Homens da Cidade” e contou com 14 artistas oriundos da Alemanha, do Brasil, de França, da Dinamarca, da Rússia e de Portugal.

Durante alguns dias o centro histórico da cidade e os seus habitantes, as mulheres e os homens da cidade, serviram de inspiração para as obras de arte dos diversos autores.

Mural de Fernanda Narciso evoca Pombinhas de Santarém e antigo autocarro

Também no cruzamento das ruas Pedro Canavarro e Reitor Pedro Calmon, frente à Sala de Leitura Bernardo Santareno, a artista plástica Fernando Narciso, da organização do PICTORIN, aproveitou a fachada de um edifício devoluto para pintar um mural que evoca as conhecidas ‘Pombinhas de Santarém’, assim como o autocarro da Companhia de Viação Sernache, que ali recolhia os passageiros que viajavam entre Lisboa e Sertã.

Naquele mesmo sítio, outrora ninguém ficava indiferente a ‘Dona Parenta’, uma popular vendedora de ‘Pombinhas de Santarém’, conhecida por arrastar as palavras, enquanto ia apregoando os bolos e cativando a clientela.

Também no mesmo lugar Fernanda Narciso retratou a paragem de autocarro, já desaparecida. 

Além do mural da conhecida artista plástica de Santarém, podem ser apreciados pelos transeuntes, três telas intituladas “Triangle”, das artistas Alyona Sevastyanova (Rússia) e Aleksandra Tiede (Alemanha).

As telas abordam a geografia dos lugares: “Se a distância uns dos outros torna-nos estranhos ou próximos, semelhantes ou diferentes?; Quais as semelhanças e as diferenças de vida nas nossas cidades, que tipo de pessoas lá vivem, quais os seus valores e interesses?; O que torna esta cidade especial em comparação com outras cidades? (…)”.

Os artistas participantes no II Encontro Internacional de Artistas Plásticos de fora do país foram; Alice Osterbog (Dinamarca); Manuela Chatel (França); Alyona Sevastyanova (Rússia), Aleksandra Tiede (Alemanha) e Inês Moretti (Brasil). De Portugal participaram os artistas António Cordeiro, António Canavarro, Cremilda Salvador, César Pires, Manuela Galveias, João Pereira, José Manuel Soares e Eva Mendonça.

A 2.ª edição do PICTORIN resulta de uma parceria entre o Município Escalabitano e os artistas plásticos Fernanda Narciso e Francisco Pereira, a professora da Escola Superior de Educação de Santarém Ana da Silva, a atriz Rita Narciso e Cidália Rodrigues, viúva do pintor e escultor, Mário Rodrigues.

.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início