Empresários da região em missão a Cabo Verde apontam “expetativas largamente superadas”

Em Empresas

Foram 12 os empresários ribatejanos que estiveram na cidade da Praia, Cabo Verde, para conhecer as oportunidades de negócio que este mercado oferece. A missão empresarial, liderada pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, permitiu às empresas realizar diversas reuniões de negócios com empresas e entidades locais, tendo as expetativas dos participantes sido “largamente superadas”. Encontros com a Cabo Verde TradeInvest, o Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde e o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças de Cabo Verde integraram o programa institucional do evento.

A NERSANT organizou entre os dias 4 e 7 de setembro, uma missão empresarial a Cabo Verde, com o objetivo de alavancar as exportações das empresas portuguesas para aquele mercado africano. Para o efeito, preparou um programa completo, onde incluiu a realização de reuniões institucionais com algumas entidades moçambicanas suscetíveis de lhes abrir portas ao mercado. Por outro lado, a associação empresarial preparou antecipadamente um calendário de reuniões, fazendo coincidir os interesses e objetivos estratégicos de negócio de empresas ribatejanas e empresas locais.

Na viagem de negócios, liderada pelo Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, António Campos, participaram 12 empresas da região do Ribatejo, que se mostraram bastante surpreendidas com o crescimento e oportunidades do mercado cabo verdiano, bem como com a organização da missão empresarial. “Com espírito aberto e ao desconhecido, os contactos e reuniões foram acontecendo. Os apoios sucederam-se, os desafios estão lançados. Valeu a pena. As expetativas foram superadas e em muito”, reforçou um dos empresários presentes, acrescentando que “ficaram importantes portas abertas”.

“Missão bem conseguida em termos de contactos e acompanhamento (…). As reuniões programadas acabaram por se revelar bastante positivas, proporcionando oportunidades de negócio quer em Cabo Verde, quer em Portugal”, relatou outra das empresas presentes.

As reuniões bilaterais entre as empresas ribatejanas e as empresas locais foram, de facto, bastante proveitosas para os participantes na missão empresarial. Outro dos empresários afirmou mesmo chegar a Portugal com o sentimento de “missão cumprida”. “Tenho algumas expetativas das últimas reuniões, que acabaram por se revelar bastante positivas”, completou.

Opinião similar tem outra das empresas ribatejanas presentes: “Missão cumprida. Viagem empresarial a Cabo Verde, um país em crescimento, com expetativas de negócio muito boas. Espetacular”, referiu mesmo o empresário.

“Uma viagem para conhecer um país em crescimento e que nos proporcionou reuniões de negócio com possibilidade de ser trabalhadas e, futuramente, existir negócio”, foi ainda o comentário feito por outra das empresas participantes na missão empresarial. Outro empresa participante classificou a ação de internacionalização como “muito interessante”, nomeadamente pela realização bem sucedida das reuniões com empresas locais.

Reuniões institucionais abrem portas

Para além da marcação de reuniões empresariais entre empresas participantes na missão e empresas locais, as viagens de negócio organizadas pela NERSANT têm ainda como premissa o agendamento de encontros institucionais que, por um lado, possam dar a conhecer as características económicas e fiscais do mercado, bem como as principais oportunidades de negócio do mesmo.

No âmbito desta missão empresarial, o enquadramento ao mercado de Cabo Verde e divulgação de oportunidades foi o primeiro ponto do programa da missão empresarial, tendo a comitiva reunido com a Cabo Verde TradeInvest, entidade local que tem como objetivo promover o crescimento económico sustentável, inclusivo e equilibrado de Cabo Verde com a mobilização de investimentos de qualidade e a dinamização de exportações de produtos e serviços a fim de melhorar a qualidade de vida dos cabo-verdianos em termos de emprego, oportunidades e mobilidade social. Na ocasião, a delegação liderada pela NERSANT reuniu com a Presidente desta entidade, Ana Lima Barber, que foi já recebida pela associação empresarial na sua sede em Torres Novas, em contactos anteriores.

A NERSANT e comitiva empresarial teve ainda a oportunidade de se encontrar, em jantares oficiais, com Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos e com o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia.

No segundo encontro, a NERSANT teve a oportunidade de partilhar com o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças o seu trabalho no âmbito do apoio técnico ao empreendedorismo, entre outras atividades associativas. De acordo com António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT que acompanhou a missão empresarial, Olavo Correia mostrou-se bastante interessado em conhecer de forma mais aprofundado o trabalho realizado pela associação empresarial no apoio ao empreendedorismo, “esperando-se, no futuro, que a NERSANT possa apoiar tecnicamente Cabo Verde na implementação de um modelo similar naquele país”, em parceria com a PROEMPRESA – Instituto de Apoio e Promoção Empresarial. Aliás, o responsável executivo da NERSANT reuniu com a Administradora do Instituto, Mónica Vicente, tendo apresentado o Ecossistema Empreendedor da NERSANT.

A missão empresarial a Cabo Verde terminou no dia 7 de setembro, data em que a comitiva empresarial liderada pela NERSANT chegou a território nacional.

De referir que o apoio à internacionalização é uma das linhas estratégicas prioritárias da NERSANT, tendo a associação empresarial diversas outras ações calendarizadas com o objetivo de apoiar as exportações das empresas da região.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Empresas

Ir para Início