CTT apresentam emissão filatélica do V Centenário da Expedição Magalhães

Em Ribatejo Cool

Os CTT apresentam, esta quinta-feira, dia 12 de setembro, uma emissão filatélica conjunta com Espanha que celebra o quinquagésimo centenário da Expedição Magalhães através de um bloco filatélico com um selo.

A celebração da Primeira Circum-Navegação, iniciada em 1519 e concluída em 1522, é um reconhecimento e uma valorização da cultura de todos os povos. Segundo relatos históricos, a tripulação comandada por Fernão de Magalhães incluía marinheiros de mais de dez nacionalidades, ou seja, este feito histórico só foi possível graças ao esforço de cooperação internacional.

Atentos à importância ímpar desta efeméride e conscientes do simbolismo que ela representa, os CTT procuraram inspiração no espírito dos navegadores que partiram rumo ao desconhecido e, mais do que riquezas materiais, trouxeram o tesouro do encontro com novas gentes, novos sabores e novas formas de arte, em suma, novas Culturas. Uma descoberta mútua, que esta emissão filatélica e representa, associada ao significado sentimental que o selo postal tão bem ilustra.

Recordar este feito fundamental e pioneiro do mundo global que hoje conhecemos, constitui uma oportunidade de reflexão alargada sobre os intercâmbios sociais e culturais que desde então mudaram a paisagem natural e humana do nosso planeta.

A herança cultural e científica da primeira viagem de Circum-Navegação, liderada por Fernão de Magalhães e concluída por Juan Sebastián Elcano, e a sua relevância humanística mantêm-se atuais. Com esta emissão filatélica, os CTT pretendem perpetuar no presente e no futuro, o simbolismo desta viagem com 500 anos.

Esta emissão filatélica é composta por um bloco com um selo com o valor de 3,50€ e uma tiragem limidada a 75.000 exemplares. O design do bloco esteve a cargo de Juan Antonio González, da Filatelia dos Correos y Telégrafos España.

As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio II no Porto, Zarco no Funchal e Antero de Quental em Ponta Delgada.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início