Programa Escola Segura faz 25 anos – PSP reforça presença nas escolas

Em Sociedade


A PSP arrancou esta semana com a Operação Escola Segura 2019/2020. Trata-se de uma iniciativa que, a nível nacional, pretende ser preventiva e proativa no que diz à segurança e sentimento de segurança no meio escolar.
A Escola Segura prolonga-se todo o ano lectivo mas as autoridades reforçam agora a atuação, visto que estão a começar as aulas, desde dia 10 até 24 de setembro.
Em comunicado, a PSP explica que neste 25.º ano de vigência oficial, o Programa inclui “ações de sensibilização em temáticas como a violência no namoro, bullying e cyberbullying, utilização segura da Internet, consumo de álcool e drogas, segurança rodoviária, autoproteção, delinquência juvenil e incivilidades”, ações que são dirigidas ao público adolescente e também infantil.
Tal como anteriormente, a polícia tem a tarefa de prevenir a criminalidade e delinquência no interior e na proximidade das escolas, reforçando a presença nos percursos casa – escola – casa, tendo em conta alunos, professores, pais/encarregados de educação e auxiliares de ação educativa.
Quanto à fiscalização rodoviária, há ainda atenção reforçada aos “sistemas de retenção e segurança dos veículos de transporte coletivo de crianças” (cintos de segurança e cadeirinhas), estando atentos a fatores de risco como a condução sob o efeito de álcool e estupefacientes, excesso de velocidade, condução sem habilitação legal e desrespeito das passadeiras, sobretudo junto às escolas. 
Todas estas iniciativas são ainda complementadas por ações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais de venda e consumo de bebidas alcoólicas, no que diz respeito aos menores de idade.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Sociedade

Ir para Início