Oito municípios do Ribatejo aderem à semana europeia da Mobilidade

Em Sociedade

Portugal ultrapassa o sucesso da edição anterior com a participação de 96 municípios, 100 localidades, à data de hoje, dos quais oito do Ribatejo: Alcanena, Azambuja, Chamusca, Constância, Coruche, Salvaterra de Magos, Santarém, Tomar e Vila Franca de Xira.

Aproxima-se a 18.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade a ter início, no próximo dia 16 de setembro e a encerrar com a realização do Dia Europeu sem Carros, no domingo, dia 22.

Esta SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE tem como tema inspirador “Caminhar e pedalar em segurança”. Pretende-se evidenciar que estes modos de transporte ativos, estando garantidas as devidas condições de segurança, trazem muitos benefícios, sejam à saúde, ao Ambiente, bem como à nossa conta bancária! Modos de transporte ativos, como andar a pé e a utilização da bicicleta, são livres de emissões e contribuem fortemente para manter os nossos corações e corpos saudáveis.

As cidades que promovem a caminhada e o uso da bicicleta como formas de mobilidade em vez do uso do automóvel particular são cidades mais atraentes, têm menos congestionamento e apresentam uma maior qualidade de vida.

O slogan “Caminha connosco” acompanha a edição deste ano e tem o foco no tema central da campanha de 2019.

Para que o compromisso do Município não se resuma a uma semana de ações, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, as autoridades locais aderentes têm de demonstrar que estão dispostas a investir no futuro e numa nova cultura da mobilidade.

As medidas permanentes que os municípios implementam no âmbito de uma mobilidade sustentável, e integradas numa política de transportes urbanos sustentáveis, representam benefícios reais e duradouros para as localidades, a médio e longo prazo.

Portugal contribui todos os anos, desde a 1ª edição, com a implementação de várias medidas permanentes. Este ano serão ultrapassadas as 4007 medidas permanentes, implementadas desde 2000.

A 3 dias do início desta campanha europeia verifica-se a adesão de 48 países, 2704 localidades.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Sociedade

Ir para Início