Passeio pedestre pela Rota das Oliveiras é já no domingo em S. Vicente do Paúl

Em Ribatejo Cool

Rota das Oliveiras é o nome do novo percurso pedestre promovido pela União de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira, em São Vicente do Paúl. Este percurso faz parte do projeto de desenvolvimento turístico em desenvolvimento na União de Freguesias.

Esta Rota será inaugurada no próximo domingo, dia 22, na comemoração da Semana Europeia da Mobilidade e inserida na iniciativa “Caminha connosco pela Freguesia”.

Com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, esta União de Freguesias decidiu ir mais além e definir também um percurso aberto à população, caminhantes e turistas que decidam aproveitar a Freguesia para conhecer um novo trajeto campestre.

O Título Rota das Oliveiras deve-se à forte componente agrícola voltada para o olival, tanto antigo como novo e aos lagares de azeite, ambos determinantes na paisagem e na vertente económica, neste caso de São Vicente do Paúl, mas que se estende a todo o Concelho, pois são muitos aqueles que vêm de longe para utilizarem os serviços destes lagares, na transformação da azeitona e na compra de azeite”, segundo Susana Veiga Branco, responsável pelo projeto.

“A União de Freguesias, através da sua Comissão Social, pretendeu envolver mais as organizações e fez uma parceria com a Villa Campus – 7Domains e com a AgriMendes e ainda colaboração da Decathlon, do Agrupamento de Escuteiros 1040 de Vale de Figueira e com os demais parceiros da Comissão Social de Freguesias, assim como com a população”, afirma Susana Branco.

Trata-se de um percurso circular, de 9,5kms, de dificuldade média, começando e terminando na zona da Corredoura, na Villa Campus. Alguns dos pontos de interesse serão, para além dos olivais, o Aqueduto centenário, o Rio Alviela e os Lagares de Azeite. Sensivelmente a meio do percurso, desenvolvido pela Villa Campus em conjunto com a União de Freguesias, será efetuada uma visita ao Lagar AgriMendes, com degustação de vários tipos de azeite.

Nas provas de azeite estarão vários voluntários, entre os quais o presidente do Executivo da União de Freguesias, Ricardo Costa. No início, para receber os caminhantes e durante a caminhada estará a presidente da Assembleia, Susana Veiga Branco e outros membros da Comissão. Também os Escuteiros estarão alerta para colaborar com os caminhantes.

As inscrições ainda serão aceites até ao dia da caminhada, pois o prazo inicial de 16 de setembro foi alargado, podendo é as últimas inscrições não terem direito aos brindes, que são t-shirts, entre outros, oferecidos pelo Município.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início