Alcanena tem a melhor escola da Europa no ensino de Ciências e Tecnologias

Em Educação/Região

O Agrupamento de Escolas de Alcanena foi considerado a melhor escola da Europa no ensino de Ciências e Tecnologias, sendo a única a receber a distinção máxima do projeto STEM, o nível de “proficiência”, que nunca tinha sido atribuído antes. 

O Ministério da Educação usou a rede social Twitter para as felicitações: “São 5 as escolas portuguesas reconhecidas. Alcanena é única na Europa a receber distinção máxima. O reconhecimento merecido de um projecto educativo que associa inovação a melhores aprendizagens. Parabéns!”
Entre as restantes escolas portuguesas distinguidas está também um outro agrupamento no Ribatejo: o Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento. Recebeu o nível “competência”, tal como a Escola Secundária de Loulé, a Escola Secundária de Odemira e duas escolas profissionais: a de Almada e a Eptoliva, de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil.
No total da Europa concorreram 1.100 escolas de 34 países com 1.500 projetos educativos a este STEM School Label (Escola com Selo STEM, numa tradução livre). Apoiado pelo Programa Erasmus+ e gerido pela Rede Escolar Europeia, este selo pretende identificar as escolas com trabalhos que se distinguem nas áreas da Ciência, Tecnologia, Tecnologia e Matemática, disciplinas cujas iniciais, em inglês, resultam na sigla STEM.  
Este ano, foram atribuídas 300 distinções STEM em 15 países da Europa, mas Alcanena foi a única atingir o nível máximo de “proficiência” desde que foi criada a iniciativa. 
A notícia marcou ontem o dia de aulas num agrupamento com 1.500 alunos, do pré-escolar ao 12° ano. O agrupamento há muito que investe nestas áreas científicas, com os alunos a darem os primeiros passos em Física e Química, por exemplo, logo aos cinco anos. 
Os agrupamentos de Escolas de Alcanena, Entroncamento e de Loulé foram agora convidados a serem embaixadores da organização para partilha de experiências pedagógicas na Europa. 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*