“Caminha connosco para o rio” dá início à Semana Europeia da Mobilidade em Santarém

Em Região

Mais de meia centena de pessoas participaram ontem à tarde, 16 de setembro, no passeio “Caminha connosco para o rio”, que marcou o início da Semana Europeia da Mobilidade, em Santarém, num percurso de 4 km, acompanhado pelo biólogo, Rui Félix.

Inês Barroso, vice-presidente e vereadora com o pelouro da Proteção Ambiental da Câmara de Santarém, associou-se à iniciativa, que começou na Casa do Ambiente, assim como o presidente da presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém Carlos Marçal, a que se juntaram vários parceiros como: a União de Freguesias da Cidade de Santarém, a Rodoviária do Tejo, a Decathlon, o Clube de Canoagem Scalabitano da Ribeira de Santarém, o Instituto Politécnico de Santarém, os pace.makers running club, os Scalabis Night Runners, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Sartim Paintball Club, Villa Campus, e juntas de freguesia de Abrã, Arneiro das Milhariças, Póvoa da Isenta, União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira, União de Freguesias de Azoia de Cima e Tremês, União de Freguesias da Romeira e Várzea e Centro Cultural e Recreativo do Arneiro das Milhariças.

O percurso “Caminha Connosco para o rio” começou na Casa do Ambiente, passou por vários espaços urbanos, Miradouro de S. Bento e terminou junto ao rio Tejo, na Ribeira de Santarém. O itinerário foi desenhado com o propósito de dar a conhecer a biodiversidade urbana e a associada aos recursos hídricos, bem como a sua importância para o bem-estar individual.

No âmbito desta iniciativa, foi inaugurada a Exposição “Pelos Nossos Rios e Ribeiras”, na Casa do Ambiente.

Esta edição da Semana Europeia da Mobilidade com o tema “Caminhar e Pedalar em Segurança” e sob o slogan “Caminha connosco”, pretende evidenciar que caminhar e pedalar, em segurança, traz muitos benefícios quer sejam à saúde e ao Ambiente, como também à conta bancária. Modos de transporte ativos, como andar a pé e a utilização da bicicleta, são livres de emissões e contribuem fortemente para manter os corações e corpos saudáveis.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade de Santarém, que decorre até dia 22 de setembro, de terça a sexta-feira, os munícipes são convidados a caminhar pelas ruas da cidade de Santarém, na iniciativa “Caminha Connosco pela cidade”.

Na terça-feira, quinta-feira e sexta-feira, a iniciativa inicia-se pelas 21h15, no Jardim da República, junto ao Coreto, e será orientada pelos pace.makers runnig club. Na quarta-feira, os Scalabis Night Runnes (SNR) organizam uma Caminhada Inclusiva, em parceria com o Instituto Politécnico de Santarém, com saída da sede dos SNR, no Campo Infante da Câmara, pelas 21h00.

Na quarta-feira, 18 de setembro, realiza-se pelas 14h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tem lugar a Conferência “Os atuais desafios ambientais das cidades”. Para terminar o dia, os Scalabitrilhos orientam os participantes do “Pedala Connosco”, durante o percurso de bicicleta pela cidade de Santarém, que terá início pelas 20h00, na Praça do Município.

No dia 20, 21 e 22 de setembro realizam-se diversas caminhadas pelas Freguesias do Concelho, que aderiram à SEM e, aceitaram o desafio de realizar um “Caminha Connosco pela Freguesia”, designadamente: Abrã, Arneiro das Milhariças, Azóia de Cima e Tremês, Póvoa da Isenta, Romeira e Várzea e, S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira. Para mais informações e para realizar a inscrição nesta iniciativa, os munícipes interessados devem contatar a respetiva Junta/União de Freguesia aderente.

No dia 21, o programa da SEM começa, pelas 9h00, desafiando os munícipes a viver o Tejo, com mais uma edição do percurso de interpretação ambiental TEJOAlive, que se realiza da Ribeira de Santarém a Caneiras. Este ano a atividade TEJOAlive, além do percurso pedestre de 6,5km, contempla um TEJOAlive inAqua, onde é dada a possibilidade aos participantes de descerem o rio Tejo de canoa, da Ribeira de Santarém até Caneiras, acompanhados por monitores do Clube de Canoagem Scalabitano. As inscrições para o TEJOAlive ainda podem ser feitas, através do Portal do Município de Santarém: www.cm-santarem.pt , tendo as mesmas um custo de 10€ por pessoa.

A SEM culmina a 22 de setembro, com o Dia Europeu Sem Carros. Para assinalar este dia, a Praça do Município fica limitada ao tráfego automóvel, das 8h00 às 18h00.

Neste mesmo dia, pelas 9h30, na Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário), decorre mais um “Pedala Connosco”. orientado pelos Tradições BTT Team.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*