Cartaxo elegeu Rei e Rainha das Vindimas numa gala que juntou 1.500 espetadores

Em Ribatejo Cool

O Prémio Vítor de Sousa, que destaca a simpatia e companheirismo ao longo do concurso, foi entregue a Rita Silvério e Bernardo Simão, ambos da freguesia de Vila Chã de Ourique.

A Gala decorreu na Praça 15 de Dezembro, no passado dia 14 de setembro, e juntou cerca de 1500 espetadores.

Presidente da Câmara Municipal destacou a entrega e o empenho dos jovens candidatos na defesa das suas freguesias, um exemplo que, espera, se multiplique pelo concelho do Cartaxo.

Decorreu no passado sábado, dia 14 de setembro, na praça 15 de Dezembro, a Gala de Eleição do Rei e da Rainha das Vindimas 2019, que coroou Rafaela Oliveira, da Freguesia de Vale da Pedra, e Bernardo Simão, da Freguesia de Vila Chã de Ourique.

Este evento, que acontece anualmente, tem como principal objetivo valorizar e promover a divulgação dos usos e costumes do concelho, fazendo uma ponte entre o passado e o presente, entre a juventude dos candidatos e a honra da tradição.

As seis freguesias do concelho, União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta, União de Freguesias de Ereira e Lapa, Pontével, Valada, Vale da Pedra e Vila Chã de Ourique, fizeram-se representar por jovens naturais de cada uma delas, que foram submetidos a diversas provas.

Estes jovens testaram os seus conhecimentos sobre o concelho numa prova escrita, participaram num passeio convívio, e viram as suas capacidades de comunicação e expressão testadas numa prova de palco.

A prova de palco, que teve lugar a 4 de setembro, desafiou os candidatos a refletir sobre a “Vida e Obra de Marcelino Mesquita”, destacado dramaturgo, médico, escritor, jornalista e político cartaxense, no âmbito das Comemorações do Centenário da sua Morte, que se assinala este ano.

As candidatas e os candidatos foram ainda avaliados numa prova de produção do vídeo “Visitem a Minha Freguesia”, tendo trabalhado em equipa para decidir os conteúdos, o guião e a mensagem que pretendiam passar. 

Ana Bernardino e Gonçalo Patrício conduziram a Gala, que mais uma vez decorreu ao ar livre, e que destacou o dramaturgo Marcelino Mesquita, assim como a cultura da vinha e a produção do vinho, elementos que identificam o concelho do Cartaxo.

No palco, os candidatos e as candidatas desfilaram em traje regional, traje casual e traje de noite, e partilharam curtas conversas com os apresentadores, que foram também avaliadas.

A maquilhagem e os penteados ficaram a cargo de profissionais do concelho e das freguesias que, uma vez mais, colaboraram de modo voluntário com a Gala.

Beatriz Antunes, uma jovem estudante residente em Vale da Pinta, e Simão Teles, residente em Pontével, subiram ao palco para cantar nesta grande festa que juntou cerca de 1500 pessoas. Uma presença destacada pelo presidente da Câmara Municipal Pedro Magalhães Ribeiro, “a vista daqui é de facto fantástica, não me lembro de ver tanta gente nesta praça e por isso a primeira palavra é para todos e para todas que responderam ao convite para estar aqui esta noite”.

A Banda da Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta também colaborou para esta grande noite, tendo participado ativamente durante toda a cerimónia que contou na plateia com candidatos, Reis e Rainhas eleitos em anteriores galas, presidentes e representantes de juntas de freguesia, associações e empresas que apoiaram esta edição e edições anteriores.

A Gala premiou ainda Inês de Sousa, de Valada, como 1ª Dama de Honor e Joel Adrião, de Pontével, como 1º Pajem. Soraia Calixto, de Pontével, foi eleita 2ª Dama de Honor e João Descalço, da União de Freguesias Ereira e Lapa, foi eleito 2º Pajem.

O saudoso Vítor de Sousa dá nome ao Prémio Simpatia, atribuído pelos próprios concorrentes ao candidato e à candidata que se destacam pela simpatia e companheirismo ao longo do percurso que fazem em conjunto. Rita Silvério e Bernardo Simão, ambos de Vila Chã de Ourique, foram os vencedores do Prémio, que contou, entre muitos outros, com o patrocínio do restaurante Taxo – Tradição Apurada, e que os levará numa viagem, por certo, inesquecível.

No seu discurso, o presidente da Câmara Municipal destacou o trabalho de todos os que contribuíram para tornar esta eleição e esta Gala possíveis, no palco e fora dele. “São muitos e muitos meses de trabalho, de muita gente que já vimos aqui cima do palco, mas acreditem que há muitos, muitos mais fora do palco e para eles eu peço um fortíssimo aplauso”, destacou.

Ainda nesta Gala, foi apresentado o rótulo vencedor do concurso de rótulos para a garrafa de vinho evocativa de Marcelino Mesquita. Rafael Rodrigues, aluno de artes visuais da turma 11.º B da Escola Secundária do Cartaxo, apresentou a proposta vencedora. O rótulo premiado consta agora nas garrafas de vinho da Adega do Cartaxo, Bridão Clássico, que o Município oferecerá em eventos e visitas até ao final do ano. Pode ainda ser encontrado para venda na loja do Museu Rural e do Vinho.

Os Reis das Vindimas do concelho do Cartaxo 2019

Rafaela Oliveira tem 18 anos e frequenta a licenciatura em Matemática Aplicada à Tecnologia e à Empresa. Vê-se como uma pessoa empenhada, interessada em aprender, determinada, altruísta e frontal. Decidiu participar nesta eleição por ser “uma experiência muito enriquecedora que permite adquirir muitos conhecimentos acerca do concelho e da sua cultura vitivinícola”.

Bernardo Simão, também de 18 anos, tem o 12º ano. Gosta de sair com os amigos, tocar guitarra e ver séries televisivas. Define-se como bem-disposto e divertido e considera que a teimosia é um dos seus maiores defeitos. Participou no concurso “para dar continuidade à tradição”. 

O presidente da Câmara Municipal Pedro Magalhães Ribeiro destacou o trabalho de todos os candidatos e candidatas na defesa da cultura local e de cada uma das suas freguesias. “Eu acho que cada vez mais é destes jovens que temos de falar para que estes bons exemplos se possam multiplicar no nosso concelho e por cada uma das nossas freguesias. É esta a nossa juventude, é isto que nós queremos multiplicar pelo nosso concelho”, concluiu.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início