Empreendedores e pequenos negócios de Ourém aprendem a gerir fundo de maneio e a planear a caixa

Em Empresas

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém esteve na Startup Ourém, a explicar aos empreendedores e pequenos negócios da região como gerir o seu fundo de maneio e planear a sua caixa.

Embora sejam absolutamente fundamentais para o equilíbrio financeiro das empresas, a gestão do fundo de maneio e do planeamento de caixa nem sempre é tarefa fácil para os empreendedores e gestores de pequenos negócios, uma vez que muitas vezes os pagamentos dos clientes são efetuados apenas após a compra.

Neste sentido, mesmo em empresas saudáveis e economicamente viáveis, é normal gerarem-se necessidades de tesouraria de dimensão assinalável, sobretudo quando o negócio cresce. Para que os empresários não sejam surpreendidos por buracos de tesouraria que ponham em causa o funcionamento das empresas, é fundamental o conhecimento de tais necessidades no contexto dos fluxos de caixa gerado pela empresa.

A NERSANT levou assim à Startup Ourém, o workshop de literacia financeira do projeto financiado Ribatejo InovFin “Fundo de Maneio e Planeamento de Caixa”, com o objetivo de preparar os empreendedores e pequenos negócios para esta temática.

No final do workshop, os participantes ficaram, assim, munidos de conteúdos que lhes permitem compreender a importância e impacto das questões da tesouraria no funcionamento e viabilidade de um projeto empresarial, bem como saber calcular as necessidades de fundo de maneio e fazer o planeamento de tesouraria.

A sessão decorreu com a presença de mais de duas dezenas de empresas, que ao longo de toda a sessão foram colocando as suas questões práticas e solicitando esclarecimentos ao consultor da Rácios Consulting, responsável pela explicação prática das temáticas.

A mesma decorreu sob o projeto Ribatejo InovFin, projeto financiado dinamizado pela NERSANT que pretende aumentar a competitividade da economia da região, pelo que os participantes integraram a mesma de forma completamente gratuita. O projeto em causa conta com o financiamento do COMPETE 2020, no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Outras sessões no âmbito do mesmo projeto estão agendadas em várias localidades da região, podendo os interessados inscrever-se gratuitamente nas mesmas através do portal da NERSANT, em www.nersant.pt ou do portal do projeto em www.inovfin.pt.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Empresas

Ir para Início