Jornadas Europeias do Património assinalam 50 anos do encerramento da Mina de Rio Maior

Em Região


Assinalam-se os 50 anos do encerramento da Mina do Espadanal, em Rio Maior. Desde aí, e após um longo período de abandono, a associação EICEL1920 tem feito sua a missão de recuperar este património. E um dos seus objectivos é a criação de um Museu Mineiro em Rio Maior.

Para lembrar esta data, a EICEL1920 organizará uma sessão comemorativa com o tema “Memórias e Musealização de Espaços Mineiros”, integrada nas Jornadas Europeias do Património. Esta sessão decorre no próximo dia 28 de Setembro, às 15 horas, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Laureano Santos em Rio Maior.

Do programa consta uma conferência pelo Professor Doutor José Manuel Brandão, dedicada ao tema que dá o mote à sessão, a assinatura de um conjunto de protocolos de doações de espólio para o futuro Museu Mineiro e a apresentação do número quatro da 11.ª série do centenário jornal O Riomaiorense, dedicado ao centro histórico de Rio Maior.

O conferencista convidado, José Manuel Brandão, é especialista nas áreas do património minero-industrial, da história das geociências e da mineração em Portugal e das colecções e museus de Geologia. Para além da docência e da colaboração em cursos de mestrado e doutoramento, foi autor de várias obras nestas áreas e desempenhou funções técnico científicas no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e no museu e no arquivo histórico do extinto Instituto Geológico e Mineiro (actual LNEG).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Região

Ir para Início