Ribatejo InovFin em Torres Novas habilitou empresas para o controlo de gestão

Em Empresas

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém reuniu na sua sede, em Torres Novas, cerca de três dezenas de empresas que se mostraram interessadas em saber mais sobre como melhorar os seus procedimentos de controlo orçamental e tornar os seus processos financeiros mais eficientes.

A sessão, decorrida ao abrigo do projeto financiado Ribatejo InovFin, integra um conjunto de workshops de literacia financeira que estão a percorrer o distrito de Santarém de forma gratuita, com o objetivo de capacitar as empresas para uma gestão mais eficiente.

Em Torres Novas, a sessão, que decorreu dia 10 de setembro, abordou especificamente o tema “Controlo orçamental e eficiência dos processos financeiros” e teve como objetivo explicar às empresas como desbloquear tempo de tarefas diárias executadas pela área financeira, para que possa alocá-lo a tarefas de maior valor acrescentado, como o controlo orçamental.

O workshop contou com a intervenção dos oradores especialistas Fernanda Martins, da Rácios Consulting, que apresentou as Boas Práticas de Controlo Rápido para PME’s, seguindo-se a realização de exercícios de identificação de desvios e justificações, e Virgílio Carvalho, da Cinepre, que se focou na eficiência dos processos administrativos e financeiros correntes. Na sua intervenção, explicou como podem as empresas ter um Departamento Administrativo e Financeiro de excelência, sem custos de estrutura excessivos. Realizou-se, ainda, um debate sobre as oportunidades de automação dos processos financeiros do dia-a-dia, em casos indicados pelos participantes.

De referir que o projeto Ribatejo InovFin é um projeto dinamizado pela NERSANT que conta com o financiamento do COMPETE 2020 no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O programa visa a promoção da inovação como um instrumento fundamental para o aumento da competitividade das empresas, nomeadamente através da aproximação entre estas e as entidades do sistema nacional de inovação, da promoção de estruturas financeiras mais equilibradas e da melhoria das condições de acesso ao financiamento das PME.

Outras ações de literacia financeira gratuitas para as empresas estão já calendarizadas e disponíveis para inscrição quer no portal da NERSANT, em www.nersant.pt, quer no portal do Ribatejo InovFin, em www.inovfin.pt.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Empresas

Ir para Início