Azambuja recebe jovens italianos e espanhóis no âmbito do projeto “BEMORE Educação pela Arte”

Em Educação/Região

O projeto BEMORE – Education through Art, coordenado pelo Município de Azambuja, vai realizar a sua primeira experiência transnacional com jovens portugueses, italianos e espanhóis. Esta primeira semana de intercâmbio decorrerá no Concelho de Azambuja, já entre os próximos dias 1 e 5 de outubro. O BEMORE é um projeto de parceria internacional entre os municípios de Azambuja (Portugal), de Villa de Moya (Espanha) e Castel Bolognese (Itália) e é cofinanciado pela União Europeia através do programa “Erasmus+ / Juventude em Ação”.

Nesta semana de atividades em Azambuja, o grupo de jovens participantes, e de técnicos que os acompanham, irá explorar as áreas artísticas da música e da dança, contando o município com a colaboração de diversas associações culturais do concelho. Ao longo dos cinco dias, haverá alguns momentos de enquadramento teórico das diferentes artes, mas não faltarão oportunidades para um contacto direto e prático com a música e a dança.

No primeiro dia, o grupo será recebido com uma demonstração das origens culturais ribatejanas onde haverá fandango, jogos tradicionais e um baile à moda antiga. Nos restantes dias, os jovens irão experimentar as danças de salão, as danças sevilhanas, o fado e o folclore genuíno do Concelho de Azambuja. Do programa, fazem ainda parte duas oficinas muito práticas, uma com a tradicional ‘cana rachada’ e outra dedicada a instrumentos de percussão com materiais reciclados. Os participantes realizarão, igualmente, dois passeios pela área do município que os levarão a conhecer a lezíria do Tejo e uma aldeia avieira, bem como algum património cultural, com destaque para Manique do Intendente e o povoado pré-histórico de Vila Nova de S. Pedro.

A iniciativa prevê, igualmente, alguns momentos abertos ao público em atividades recreativas. A partir das nove da noite, haverá, no dia 01 de outubro um baile à moda antiga, na Casa da Juventude – Rua dos Campinos, Azambuja; no dia 2 danças de salão e sevilhanas, no Jardim Urbano de Azambuja; no dia 3 ensaio com o rancho folclórico na Casa do Povo de Aveiras de Cima. No dia 4, pelas 22h00, uma demonstração de hip-hop e concerto de uma banda rock, no mercado diário de Alcoentre; e no dia 5 de outubro será o convívio de encerramento, em Vale do Paraíso, no recinto do evento Paraísabor.

Recorde-se que o projeto BEMORE-Education through Art visa testar e validar um modelo de educação não formal, envolvendo um grupo experimental composto por quatro jovens, entre os 14 e os 16 anos, e dois técnicos de cada município parceiro. De acordo com o projeto, que decorre até maio de 2020, haverá, ainda, mais dois intercâmbios, um dedicado ao teatro e ao cinema, em Villa de Moya (Espanha), e um terceiro voltado para as artes plásticas e para a fotografia, em Castel Bolognese (Itália).

A semana de intercâmbio BEMORE, em Azambuja, terá o arranque no dia 1 de outubro, pelas 09h30, com um apontamento musical de boas-vindas na Praça do Município e uma receção nos Paços do Concelho.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Educação

Ir para Início