Festival Materiais Diversos cria Ponto de Encontro no Cartaxo

Em Ribatejo Cool

O Ponto de Encontro é um lugar central de convívio entre todos os que fazem o Festival Materiais Diversos. O público, as equipas, os artistas e outros profissionais, assim como a comunidade local e os visitantes, podem encontra-se neste lugar concebido como um espaço para estar e relaxar, com um pequeno bar e livraria.

O Festival Materiais Diversos convidou o In Situ – Laboratório de Intervenção em Arquitetura, da Universidade Autónoma de Lisboa, para projetar e construir o Ponto de Encontro desta edição. Estudantes de arquitetura, com a orientação de João Quintela, Tim Simon e Mathias Ballestrem, desenvolveram um espaço multifuncional para o Festival, que procura assim estabelecer laços entre a Universidade e as comunidades locais.

A 10ª edição do Festival Materiais Diversos envolve cerca de 150 artistas, apresenta 17 espetáculos e mais de 60 atividades, e alguns passam pelo Ponto de Encontro.

Conheça a programação e faça parte das conversas, interaja nos debates, veja pequenas performances e assista a sessões de cinema.

O Ponto de Encontro do Cartaxo acontece na Rua 5 de Outubro, em frente ao Centro Cultural.

Programação do Ponto de Encontro CARTAXO

Rua 5 de Outubro

(em frente ao Centro Cultural do Cartaxo)

Play the list! Cartaxo

Festa de abertura

Este é o primeiro dia do Ponto de Encontro no Cartaxo e o momento ideal para conhecer a equipa do festival, beber um copo e dançar. Pelo meio da festa, vamo-nos juntar ao Teatro do Frio e inaugurar Selva Coragem, uma instalação sobre biodiversidade, sustentabilidade e qualidade de vida criada com a participação de Cartaxenses, que habitará a Galeria Municipal José Tagarro durante o festival.

1 out. / 18:00 (120’)

Alessandro Sciarroni, Rui Pina Coelho e Gustavo Vicente

Conversa com artistas

Alessandro Sciarroni é o artista convidado para a nossa Escola de Verão 2019. Em conversa partilha o seu trabalho, os seus interesses, questões e metodologias e levanta o véu sobre o espetáculo Don’t Be Frightened of Turning the Page, que apresentara no sábado, dia 5/10, às 18:30, na Praça de Touros do Cartaxo.

2 out. / 19:00 (90’)

Terra Franca

Cinema

De Leonor Teles

À beira do Tejo, numa antiga comunidade piscatória, um homem vive entre a tranquilidade solitária do rio e as relações que o ligam à terra. Terra Franca retrata a vida deste pescador, atravessando as quatro estações que renovam os ciclos da natureza e acompanham as contingências da vida de Albertino Lobo.

2 out. / 21:30 (80’)

Para uma Timeline a Haver

Inauguração da Exposição

De João dos Santos Martins

Ana Bigotte Vieira e Carlos Oliveira

Para uma Timeline a Haver é um exercício coletivo de pesquisa que nos revela a(s) história(s) da dança em Portugal e também uma exposição que habitará o Centro Cultural do Cartaxo até ao dia 20 de outubro. Na inauguração, e até ao início do espetáculo da noite, contaremos com visitas individualizadas por alunas da Escola Superior de Dança (Lisboa).

3 out. / 19:00 (150’)

Coreia

Lançamento do Jornal

Com João dos Santos Martins

Coreia é um projeto editorial de carácter artístico, crítico e discursivo, a propósito das artes em geral, mas firmado numa relação umbilical com a dança. Independente, experimental e internacionalista, este jornal, de tiragem semestral e distribuição gratuita, está focado no discurso produzido pelas obras e pelos artistas, e preocupado em divulgar distintos formatos destes discursos em língua portuguesa.

4 out. / 18:00

Dança com Panos

Performance

Associação ARAT

Dança com Panos é um projeto da Associação ARAT (Aresta Rebelde Associação Teatro), desenvolvido durante a formação dos seus intérpretes no Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Escola Dr. Ginestal Machado em Santarém. Trata-se de uma técnica inspirada no trabalho de Loïe Fuller, Serpentine Dance, do início do sec. XX. Esta técnica é utilizada pelos atores da ARAT tanto em performance de animação de espaços como integrando projetos dramatúrgicos de palco ou teatro de rua.

5 out / 19:00

Para saber mais sobre o Festival Materiais Diversos siga a sua página no facebook, no instagram ou visite www.materiaisdiversos.com e www.cm-cartaxo.pt

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início