Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoTransporte a Pedido já mexe em Vila de Rei
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Transporte a Pedido já mexe em Vila de Rei

Chama-se Joaquim Marques da Eira, tem 58 anos, reside em Casal Novo, freguesia e concelho de Vila de Rei, e foi o primeiro utilizador do Transporte a Pedido no concelho de Vila de Rei, que entrou em funcionamento no passado dia 16 de setembro.

Joaquim Eira contou-nos que efetuou a sua reserva no dia 17 de setembro, através do contacto 800 209 226 (chamada gratuita) e que no dia 18 de setembro, à hora combinada, em Casal Novo, lá se encontrava o seu transporte para a cidade de Tomar.

Ao fim da manhã, antes de partir para Vila de Rei, junto à paragem do Mercado de Tomar, o vilarregense confidenciou que não poderia estar mais satisfeito. Afirmou ser “uma boa iniciativa e que já fazia falta ao concelho de Vila de Rei, havendo muitas pessoas que certamente vão utilizar este tipo de transporte”.

“Agora com este serviço é um descanso, porque sei que à hora combinada tenho transporte para o destino que pretendo. É bom continuarem com esta aposta que sem dúvida ajuda as pessoas”, salientou Joaquim, visivelmente satisfeito.

Jorge Garcia, 45 anos, residente e taxista em Vila de Rei, foi quem garantiu o transporte de Joaquim até Tomar. O taxista também estava claramente agradado com arranque do serviço no concelho.

“Penso que é um bom serviço para as pessoas que residem em zonas com escassez de transporte e, sem dúvida, que é um benefício e uma mais valia para o concelho de Vila de Rei”, salientou Jorge Garcia, tendo referido que assegurou o “primeiro serviço” e que certamente “as pessoas vão aderir bastante”.

“O concelho já precisava deste tipo de serviço. Falamos de um concelho com aldeias muito dispersas, com poucas pessoas, com reformas pequenas e com um serviço de transporte pouco frequente. Já fazia falta!”, reforçou o taxista, tendo mencionado que para a sua classe profissional também se trata de “um benefício, pois é uma maneira de sentirmos que estamos a ajudar as pessoas e com isto a ter mais trabalho”.

“Hoje o serviço correu conforme planeado e tudo correu da melhor forma”, rematou.

Proferidas as declarações, ambos seguiram viagem até Vila de Rei com o sentimento de tarefa cumprida. Na prática é este o propósito do Transporte a Pedido que pretende ser uma referência importante no âmbito do transporte flexível.

O Transporte a Pedido tem por objetivo aumentar a cobertura da rede de transportes coletivos existente, proporcionando uma oferta em áreas e/ou períodos do dia ou ano onde esta oferta não existe ou é deficitária.

O concelho de Vila de Rei está agora contemplado com quatro circuitos concelhios, que passam pelas localidades de Fundada, Moita, Borda da Ribeira e São João do Peso.

O serviço iniciou também uma vertente intermunicipal. Em concreto, com partida de Vila de Rei para Abrantes, Tomar e Sertã. O circuito de Vila de Rei para Tomar inclui a ligação a Ferreira do Zêzere e o circuito de Vila de Rei para Abrantes inclui a ligação a Sardoal.

O Transporte a Pedido funciona no concelho de Vila de Rei às segundas, quartas e sextas-feiras com horários pré-definidos, durante o período da manhã, devendo os interessados realizar previamente uma marcação através do número 800 209 226 (chamada gratuita).

A criação dos circuitos foi financiada no âmbito do Plano de Aplicação das Dotações do PART – Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos – no Médio Tejo, submetido ao Fundo Ambiental.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar